Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Alunos de Mestrado da Juilliard, dos EUA, realizam master classes e ensaios no Guri

17 de junho de 2010

Intercâmbio entre a mais importante escola de música dos EUA e o Guri Santa Marcelina possibilita conhecimento em técnicas musicais coletivas aos guris

Desde 11 de junho, alunos de mestrado da Juilliard School, de Nova Iorque, realizam master classes de instrumentos de cordas para os alunos dos polos do Guri Santa Marcelina. A Juilliard é a principal escola de música dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo. Neste ano, a Julliard firmou com a Santa Marcelina Cultura uma parceria institucional socioeducativa para que seus estudantes de mestrado realizem master classes e outras atividades de intercâmbio com os diversos polos do programa Guri Santa Marcelina. Nesta visita de junho serão realizadas, ao todo, 20 master classes, além da participação em ensaios e outras atividades de troca de conhecimentos.

Os educadores visitantes são envolvidos em projetos de educação musical nas escolas públicas de Nova Iorque e trazem um pouco de suas experiências e vivências com o ensino de música. Integram o grupo a violinista Heidi Schaul-Yoder, a violista Megan Griffin, o violoncelista Hamilton Berry e o violonista João Kouyoumdjian, brasileiro que estuda na Juilliard. Acompanha a equipe a professora da Juilliard e violoncelista Claire Bryant. As master classes acontecem entre os dias 11 e 21 de julho nos CEUs São Rafael, São Mateus, Jambeiro, Parque Veredas, Casa Blanca, Campo Limpo, Alvarenga, Meninos, Perus e Vila Atlântica, nos períodos da manhã e da tarde.

Para Hamilton Berry, que se apresenta frequentemente em festivais, o grupo quer desenvolver nos alunos o espírito de tocar juntos. “Estimulamos as competências técnicas musicais para tocar em conjunto”. Heidi Schaul-Yoder destaca que o trabalho que estão desenvolvendo com o Guri Santa Marcelina é o mesmo aplicado nos Estados Unidos. “Ensinamos nas escolas públicas, para estudantes em início de aprendizado e orquestra jovens de várias partes do país”, explica. Hamilton tem gostado muito da recepção dos alunos. “Eles estão interessados e nos passam uma energia muito boa, um desejo de aprender”, afirma. Heidi complementa que o trabalho tem sido uma excelente experiência para o grupo: “procuramos expor da forma mais clara e simples possível as técnicas mais atuais da música em grupo.”

Segundo o brasileiro João Kouyoumdjian, que já colaborou com o Guri Santa Marcelina no ano passado, a proposta do grupo é oferecer apoio à Santa Marcelina Cultura principalmente no desenvolvimento de técnicas trabalhadas pelos integrantes da Juilliard. Para ele, o Guri é, atualmente, o grande programa da área de educação musical no Brasil. “Está acontecendo um crescimento muito rápido e queremos colaborar”, comenta. João afirma que percebeu uma evolução artística nos alunos, um ano depois de ter participado do programa [leia a matéria sobre a primeira visita de João Kouyoumdjian ao Guri Santa Marcelina]. “O que vem acontecendo nas master classes é uma grande troca, porque a gente tem a oportunidade de dividir nosso conhecimento, o que é muito prazeroso para o músico, mas recebemos a contrapartida que é essa paixão que os alunos têm pela música”, acredita.

Os músicos que integram programas da Juilliard School também se apresentam, no próximo sábado, ao lado dos alunos do Guri Santa Marcelina na estreia da Camerata de Violões e Orquestra de Cordas, no teatro do CEU São Rafael, às 16h.

Por Carlos Rizzo


MASTER CLASS DE INSTRUMENTOS DE CORDAS

Com Heidi Schaul-Yoder, Megan Griffin e Hamilton Berry


 DIA


 POLO REALIZADO


 POLOS CONVIDADOS

 11/6

 CEU São Rafael

 CEUs São Mateus, Rosa da China e São Carlos

 14/6

 CEU Parque Veredas

 CEUs Vila Curuçá, Jambeiro e Inácio Monteiro

 15/6

 CEU Casa Blanca

 CEUs Campo Limpo, Cidade Dutra e Navegantes

 17/6

 CEU Alvarenga

 Pefi Imigrantes, CEU Meninos e Santa Clara

 21/6

 CEU Perus

 CEUs Atlântica e Pêra Marmelo

 


MASTER CLASS DE VIOLÃO

Com João Kouyoumdjian

 DIA

 POLO REALIZADO

 POLOS CONVIDADOS

 11/6

 CEU São Mateus

 CEUs São Mateus, Rosa da China e São Carlos

 14/6

 CEU Jambeiro

 CEUs Parque Veredas, Jambeiro e Inácio Monteiro

 17/6

 CEU Meninos

 Pefi Imigrantes, CEU Alvarenga e Santa Clara

 21/6

 CEU Atlântica

 CEUs Perus e Pêra Marmelo

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.