Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno de violino é aprovado em festivais da Áustria e Noruega

28 de julho de 2015

Ocimar Cássio Correa, aluno do 3º ciclo de violino com a professora Liliana Chiriac, foi aprovado para participar do Festival Summer Music Academy Voksenasen, da Academia Norueguesa de Musica, na cidade de Oslo, e do Festival International Orchestra Institute Attergau, da Filarmonica de Viena, na Áustria. As atividades acontecerão em agosto.

Natural de Mogi das Cruzes, Ocimar iniciou seus estudos de violino na EMESP Tom Jobim em 2006, tendo aulas com a professora Maria Cristina Braga, que atualmente mora em Salzburg, e posteriormente, em 2008, passou a ser aluno da professora Liliana Chiriac. “A Liliana me viu crescer musicalmente, tudo que aprendi foi com ela. O diferencial da EMESP são os professores. Tanto com a parte teórica como no instrumento, eles são maravilhosos. Isso na formação é muito importante, pois os professores têm experiência e estudaram em outros países. Isso é extremamente valido para nós, alunos, pois são poucos lugares que são assim”, conta o jovem de 17 anos.

Ocimar foi bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim entre 2012 e 2014. Ele tratou de enaltecer a experiência de se apresentar em uma orquestra. “Quando eu entrei na Orquestra Jovem Tom Jobim, eu tinha de 13 pra 14 anos. É muito diferente do que eu estava acostumado, pois lá tem música popular e jazz. Isso tem em poucos lugares em São Paulo e foi super positivo para mim. Além da excelente experiência de tocar em uma orquestra, pude ter contato com grandes músicos, como os regentes Roberto Sion e Nelson Ayres”, completa o jovem que atualmente é integrante da Orquestra Experimental de Repertorio.

Em 2014, após participar de uma master class na EMESP Tom Jobim com músicos da orquestra norueguesa Oslo Camerata, o jovem se interessou em aperfeiçoar os estudos no país europeu. Sendo assim, se inscreveu, em março deste ano, para participar do festival Summer Academy Voksenåsen, na Noruega, e foi aprovado. “Pelo fato do festival oferecer master classes com foco em desenvolvimento individual em violino, eu decidi me inscrever e enviei vídeos para a seleção. Fiquei sabendo da aprovação em junho. Minha primeira reação foi contar para minha mãe e para a professora Liliana”, revela o jovem que participará do festival na cidade de Oslo entre os dias 9 e 14 de agosto.

Ocimar também foi aprovado para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e do Festival International Orchestra Institute Attergau, na Áustria. No segundo, ele terá experiência orquestral com os músicos da Orquestra Filarmônica de Viena, entre os dias 23 e 30 de agosto. “Na Áustria, fiquei sabendo que fui aprovado três dias depois de saber da Noruega. Inicialmente, achei que não fosse rolar na Áustria, pois eles informaram que eu teria que ter entre 18 a 26 anos de idade. Quando eu me inscrevi, eu tinha 16. Mas, acabou dando tudo certo”, completou.

Ocimar está contando com a ajuda de familiares e amigos para bancar sua viagem para a Noruega e Áustria. Caso queira colaborar com o jovem violinista, entre em contato pelo e-mail: jboliveiracorrea@yahoo.com.br

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.