Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno da EMESP vence Prelúdio 2018

10 de dezembro de 2018

Erick Venditte, 15 anos, aluno da EMESP Tom Jobim e bolsista da Orquestra Jovem do Estado, foi o vencedor do concurso Prelúdio 2018, da TV Cultura. O trompetista ganhou como prêmio uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, além de um recital na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A final contou ainda com a participação do  também bolsista da Orquestra Jovem, o flautista Jean Arthur Medeiros, da cantora Jessica Leão e da flautista Júlia Abdalla .

O ano de 2018 foi promissor para Erick, que recebeu o Prêmio Eleazar de Carvalho durante o 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão, foi um dos vencedores do concurso Jovens Solistas da Orquestra Jovem, interpretando o Concerto para Trompete, de Alexander Arutiunian, e também obteve o primeiro lugar no Ictus International Trumpet Competition.

Natural de Guarulhos/SP, iniciou os estudos de trompete aos cinco anos com seu pai, o professor Albert Santos. No ano de 2013, esteve sob a orientação do professor Marcos Motta (Dedé), primeiro trompete da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2015, ingressou na EMESP Tom Jobim, onde desde então estuda sob a orientação dos professores Adenilson Telles, Edilson Nery e Edmilson Bosco (Chiquinho).

Em 2016, aos 13 anos, foi aprovado como bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e, em outubro do mesmo ano, passou no processo seletivo para integrar o naipe de trompetes da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.  Em 2017, foi o vencedor do II Concurso Latino-Americano de Trompete – Eric Aubier, na categoria juvenil (até 23 anos), realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia.  Para aprimorar a sua formação, Erick tem participado de várias master classes e workshops com renomados trompetistas, como Eric Aubier (França), Pacho Flores (Venezuela), Martin Angerer (Áustria), Chris Botti (USA), Yigal Meltzer (Israel), Daniel Crespo (Uruguai), Fernando Dissenha, Marcos Motta e Tiago Linck (Brasil).

As conquistas do jovem trompetista incluem ainda o primeiro lugar no III Concurso para Solista com Orquestra de Cordas da EMESP (2º ciclo), realizado em 2017 e foi semifinalista do I Concurso Internacional de Trompetes – Eric Aubier, sendo o candidato mais novo – na categoria Junior (até 20 anos), realizado em outubro de 2017 na cidade de Rouen, na França.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.