Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno da EMESP Tom Jobim é aprovado no Mozarteum Salzburg

14 de julho de 2015

Aluno da EMESP Tom Jobim desde 2008 e bolsista da Orquestra Jovem do Estado, Guilherme Afonso de Moraes Silva foi aprovado para realizar o curso de bacharelado em violoncelo na Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria. O jovem, de 18 anos, terá aulas com o professor Giovanni Gnocchi.


Foto: Roberta Borges

“O curso será, primeiramente, uma oportunidade de aprimoramento técnico e musical. Mas, além disso, será uma grande mudança de ambiente, de rotina, e tudo isso vai fazer com que eu consiga ampliar a minha visão de mundo, não só musical”, conta.

No início de 2015, Guilherme conseguiu outra proeza, foi aprovado em primeiro lugar no bacharelado em violoncelo da Unesp. Atualmente, além do bacharelado, o jovem estuda música de câmara na EMESP Tom Jobim com a professora Liliana Chiriac. Anteriormente, teve aulas de violoncelo com os professores Vana Bock, Adriana Lombardi e Joel de Souza. Guilherme também participou da Orquestra de Cordas EMESP, sob a coordenação de Geraldo Olivieri “A EMESP foi fundamental para a minha formação, pois a escola foi responsável por estruturar a minha técnica. Todas as oportunidades que tive foram pela EMESP. Eu não conseguiria distinguir a importância de cada professor, pois foram igualmente fundamentais para meu aprendizado e crescimento como músico”, afirma.

Bolsista da Orquestra Jovem do Estado desde 2013, Guilherme foi o grande vencedor da 3º edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado em 2014. Ele recebeu uma bolsa no valor de R$ 60 mil. “Para a realização da prova, a professora Vana Bock me ajudou na escolha da obra, que foi o quarto movimento do Concerto para Violoncelo de Edward Elgar. Sou muito grato a ela”, revela.

Em junho deste ano, Guilherme viajou para realizar as provas e recebeu a notícia de que foi aprovado no Mozarteum Salzburg. O jovem volta para a Áustria em outubro quando inicia o curso sob a orientação do professor italiano. “O Giovanni Gnocchi foi aluno de Mario Brunello, violoncelista solo da Camerata Salzburg e integrante da orquestra do Festival de Lucerne. A experiência que terei com ele será excelente para meu desenvolvimento”, completa.


Clique aqui para ler a matéria sobre a aprovação do Guilherme na UNESP

Clique aqui para conferir a cobertura do Prêmio Ernani de Almeida Machado de 2014

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.