Santa Marcelina Cultura

MENU

Música de Câmara: Quarteto de Cordas

O Quarteto de Cordas da Orquestra Jovem do Estado se apresenta no Theatro São Pedro, no dia 11 de outubro, às 12h45.

Criado por meio do projeto Música de Câmara da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, o Quarteto de Cordas é formado por Guilherme Calebe , violino; Thais Morais, violino; Guilherme Santana, viola; e Leonardo Salles, violoncelo. Os jovens músicos vêm sendo orientados por Elisa Fukuda, uma das mais importantes violinistas do Brasil. Compõe o repertório o famoso Quarteto No. 12 Op. 96 (Americano), de Antonín Dvořák, e o Quarteto No. 1, de Osvaldo Lacerda.

Música de Câmara

Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento técnico dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, possibilitar outras percepções de inserção no mercado de trabalho, ampliar a visão dos jovens para além das orquestras e levar música de câmara para fora das salas de concertos, a EMESP Tom Jobim desenvolveu o programa Música de Câmara.

Os 40 bolsistas convidados a integrar o projeto estão sendo acompanhados por músicos desde a definição de repertório até os ensaios e as apresentações. Divididos em 10 grupos, os alunos formaram:  dois quartetos de cordas, um quinteto de cordas, um trio (violino, piano e violoncelo), um quinteto de sopros, um quinteto de metais, um quarteto de contrabaixos, um duo de flauta e harpa, um grupo de percussão e um trio de sopros (clarinete, oboé e fagote).

As atividades pedagógicas do programa vão além da formação musical, com disciplinas administrativas e de performance que desenvolvam a habilidade de expressão dos jovens músicos. Cada grupo terá 24 atividades supervisionadas por um professor.

O programa de música de câmara contempla 40 apresentações abertas ao público, que serão realizadas em espaços como teatros, livrarias, asilos, escolas, museus, praças e, até mesmo, em vias públicas. Assim, o programa Música de Câmara da Orquestra Jovem expande não apenas a atuação do grupo, mas também as possibilidades artísticas dos bolsistas, criando um maior vínculo dos jovens com espaços de apresentação, repertórios e públicos.

Repertório

ANTONÍN DVOŘÁK
Quarteto op. 96 “Americano”

OSVALDO LACERDA
Quarteto nº 1

Ficha Técnica

Elisa Fukuda – Professora Responsável

Hais De Souza Morais – 1º Violino

Guilherme Calebe Soares Martins – 2º Violino

Guilherme Aparecido Santana – Viola

Leonardo Carneiro De Salles – Violoncelo

Data: 11/10/2017

Horário: 12:45

Local: Theatro São Pedro

R. Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Entrada: Franca