Santa Marcelina Cultura

MENU

Masterclass de violino com Cármelo de los Santos

No dia 10 de agosto, entre 14h e 17h, Cármelo de los Santos conduzirá masterclass de violino para alunos da EMESP na sala 211. A atividade será aberta para ouvintes.

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Desde sua extensa experiência como concertista às recentes apresentações das integrais dos Caprichos de Paganini e as Sonatas e Partitas de Bach, seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente.

Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo. Desde então, vem se apresentando como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New Mexico, a Filarmônica de Montevidéu, Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma) e as principais sinfônicas brasileiras, como a do Estado de São Paulo, Brasileira e Petrobrás Pró-Música.

Cármelo tem colaborado com renomados regentes como Michael Tilson Thomas, Alejandro Posada, Jean-Jaques Werner, Guillermo Figueroa, Eric Shumsky, Rodolfo Saglimbeni, Yeruham Scharovsky, Jorge Pérez-Gómez, Roberto Tibiriçá e Jean Reis, entre outros. Fez a sua estreia em Nova Iorque, em 2002, como solista e regente no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall junto à Orquestra de Câmara ARCO.

Cármelo foi premiado em diversos concursos internacionais, entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda Júlio Cardona (Portugal), o primeiro prêmio no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (Estados Unidos) e o segundo prêmio no Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina).

Obteve o diploma de bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado na Manhattan School of Music, Nova Iorque, e doutorado na University of Georgia, Geórgia, EUA. Seus professores foram Fredi Gerling, Marcello Guerchfeld, Sylvia Rosenberg e Levon Ambartsumian. Tocou para importantes nomes do violino mundial como Isaac Stern, Boris Belkin, Eugene Fodor e Shlomo Mintz, entre outros.

Lançou em 2009, com o pianista Ney Fialkow, o CD Sonatas Brasileiras com obras de Villa-Lobos, Guarnieri e Santoro (Selo UFRGS) pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos 2009 de Melhor CD Erudito e Melhor Intérprete Erudito.

Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA, onde vive com sua esposa Eugenia e o filho Arthur. Cármelo toca num violino J.B. Vuillaume de 1828.

Data: 10/08/2017

Horário: 17:00

Local: Sala 211 – EMESP Tom Jobim

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.