Santa Marcelina Cultura

MENU

HOSPITAIS MUSICAIS

O programa Hospitais Musicais, realizado pela Santa Marcelina Cultura, promove uma formação sensível aos músicos e musicistas, preparando-os(as) para uma interação mais sensível com pacientes e profissionais em um ambiente pouco usual para o trabalho de artistas. Por meio do curso “Um olhar para o outro” com os Doutores da Alegria, nossos alunos e alunas são formados em técnicas de “palhaçaria” que os preparam para atuação em ambientes hospitalares.

O programa de formação também ocorre com professores da EMESP Tom Jobim, com foco na elaboração de repertórios e jogos musicais especialmente adaptados para cada situação. Os participantes se apresentam diretamente para pacientes e funcionários, em corredores e leitos de hospitais e unidades da Atenção Primária da Saúde – APS.

A primeira edição do programa aconteceu em 2014, por meio de uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura e os hospitais Itaquaquecetuba, Itaim Paulista, Itaquera e Cidade Tiradentes. Na época, o programa consistia em uma série de apresentações musicais realizadas por alunos e alunas das áreas popular e erudita da EMESP Tom Jobim.

Em 2016, o programa foi aprimorado com uma nova proposta pedagógica, formando grupos especializados em parceria com os Doutores da Alegria para estabelecer interações mais próximas com pacientes e profissionais. Com apresentações nos hospitais Santa Marcelina Itaquera, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Cidade Tiradentes e APS Santa Marcelina, o programa realizou intervenções em corredores, brinquedotecas, leitos e saguões dos hospitais.

No ano seguinte, o projeto foi aprimorado com foco especial na qualidade artística e na seleção de repertório, com a inclusão de aulas do professor Luiz Gayotto, da EMESP Tom Jobim, seguindo sempre o padrão de excelência estabelecido pela Santa Marcelina em todas suas atividades. Em constante desenvolvimento, em poucos anos, o Hospitais Musicais ganhou destaque nas iniciativas da Santa Marcelina Cultura.

Um dos objetivos do Hospitais Musicais é expandir as oportunidades para os jovens músicos. Em 2017, alunos e ex-alunos do programa formaram seu próprio grupo. Chamado de Melúdicos, o grupo realiza um trabalho semelhante ao do Hospitais Musicais. É com orgulho que vemos esses jovens aplicando, de forma sensível, autônoma e independente, tudo o que aprenderam tanto em sala de aula quanto nos corredores dos hospitais.


POR DENTRO DO PROGRAMA HOSPITAIS MUSICAIS

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.