Santa Marcelina Cultura

MENU

Hospitais Musicais

O programa realizado pela Santa Marcelina Cultura, com apoio dos Doutores da Alegria, promove uma sensível formação ao músico, com o objetivo de prepará-lo para uma relação mais íntima com pacientes e profissionais de um ambiente pouco usual na vida de um artista. Com a preparação de técnicas de palhaços e repertórios especialmente pensados para cada ocasião e ambiente, os participantes entram em contato diretamente com o público hospitalar, apresentando-se em corredores e leitos de hospitais e unidades da APS.

A primeira edição do programa aconteceu em 2014, por meio de uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura e os hospitais Itaquaquecetuba, Itaim Paulista, Itaquera e Cidade Tiradentes. Começou com uma série de apresentações musicais com alunos (as) das áreas popular e erudita da EMESP Tom Jobim.

Em 2016, o programa voltou com uma nova proposta, criando grupos especializados em parceria com os Doutores da Alegria para interagir com pacientes e profissionais de hospitais. Com apresentações nos hospitais Santa Marcelina Itaquera, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Cidade Tiradentes e APS Santa Marcelina, o programa realizou intervenções em corredores, brinquedotecas, quartos e saguões dos hospitais.

Em 2017 a série foi aprimorada, com foco especial na qualidade artística e seleção de repertório, com a inclusão de aulas do professor Luiz Gayotto, da EMESP Tom Jobim, com o objetivo de aprofundar a relação entre artistas e pacientes, seguindo sempre o padrão de excelência estabelecido pela Santa Marcelina em todas suas atividades. Em constante desenvolvimento, em poucos anos, o Hospitais Musicais ganhou posição de destaque nas iniciativas da Santa Marcelina Cultura.

Esse trabalho, que tem como objetivo também abrir o leque de possibilidades para os jovens músicos, começou a andar com as próprias pernas. Em 2017, alunos e ex-alunos do Hospitais Musicais criaram seu próprio grupo, o Melúdicos, que realiza um trabalho semelhante ao do Hospitais Musicais. É com orgulho que a Santa Marcelina Cultura vê jovens colocando em prática tudo que aprenderam em sala de aula e nos corredores dos hospitais, de forma sensível, autônoma e independente.

Tudo isso só é possível graças aos nossos parceiros e apoiadores, e por isso deixamos aqui nosso agradecimento ao Bank of AmericaGrupo Verzani & SandriniConstellationChiesi Farmacêutica e Doutores da Alegria. Obrigado por acreditarem na missão da Santa Marcelina Cultura, e apoiarem a democratização da cultura e a valorização do bem-estar humano.

Para tentar traduzir parte da rica experiência compartilhada por jovens músicos, pacientes, acompanhantes e funcionários que participam de cada incursão da turma do Hospitais Musicais, a Santa Marcelina Cultura produziu um artigo sobre o projeto. Você pode ler aqui o texto Um Dia com o Hospitais Musicais.

Fotos: Adriana Elias

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.