Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Trabalho de mestrado de professor da EMESP tem mais de 30 mil downloads

29 de julho de 2016

Paulo Baptista, professor de trompete erudito da EMESP Tom Jobim, acaba de registrar mais de 30 mil downloads de seu trabalho de mestrado Metodologia de estudo para trompete, apresentado ao departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Clique aqui e confira o trabalho na íntegra.

“Eu gostaria muito que este texto fosse editado. Que se transformasse em livro”, conta o professor que está atrás de uma editora interessada em publicar o material.

Com dissertações sobre elementos básicos da técnica trompetista, estudos e interpretação do instrumento, Paulo também destaca a metodologia única de ensino para o músico, mesmo se tratando de estilos distintos. “Desde o início de minha pesquisa, que segue para o meu doutorado, tento mostrar que o caminho para a formação técnica e musical de um trompetista é o mesmo, independente do estilo em que pretenda atuar. Um trompetista sem formação técnica e sem cultura musical consegue tocar, mas não consegue se expressar”, revela.

“Devido à longa tradição da arte de tocar trompete e da evolução que ocorreu com o instrumento ao longo dos séculos, o trompete passou a ser utilizado como instrumento de referência na família dos metais, bem como a ocupar posição de solista em recitais e concertos.Técnicas para seu aprendizado foram criadas e aperfeiçoadas com mais rapidez e passou a ser utilizado em outros estilos musicais, particularmente no Jazz”, completa.

Professor da EMESP Tom Jobim desde 2001. Paulo já se apresentou com vários artistas da música popular brasileira, como Jorge Benjor, Roberta Miranda, Fábio Júnior, Sandy & Júnior, Jair Rodrigues, Pedro Camargo Mariano, Cauby Peixoto, Ângela Maria, entre outros.

Além disso, realizou vários concertos com a Bachiana Chamber Orchestra, regida pelo pianista João Carlos Martins, além de integrar a SoundScape Big-Band Jazz por onze anos tendo participado dos três primeiros registros em CD.

Integrante da Banda Savana há vinte e seis anos, atua como 1º trompete há dezesseis, tendo participado de todos os registros em CD desta formação.

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.