Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Explosão dos Festivais de Jazz com Carlos Calado

No dia 16 de maio, às 13h30, será realizado o workshop Explosão dos Festivais de Jazz com o músico Carlos Calado. A atividade, que acontece no Auditório Zequinha de Abreu da EMESP Tom Jobim, é um misto de palestra e bate-papo sobre a evolução dos festivais de jazz e de música instrumental. Em nosso país, esse fenômeno teve como marcos as duas edições do pioneiro Festival Internacional de Jazz de São Paulo, realizadas em 1978 e 1980. Desde então, eventos desse gênero passaram a ser mais frequentes no Brasil, tornando-se veículos fundamentais para a divulgação do jazz e da música instrumental na cena cultural.

Esse processo atingiu seu apogeu já no século atual, quando se nota uma explosão de eventos do gênero por todo o país. Hoje, praticamente, todas as principais capitais e cidades históricas brasileiras sediam algum festival de jazz, música instrumental, blues ou bossa nova, entre outros gêneros afins. A discussão desse tema será ilustrada com exemplos, em vídeo, de alguns dos principais festivais brasileiros e internacionais do gênero.

Carlos Calado é jornalista, editor e crítico musical, com mestrado em Artes pela USP. Atualmente colabora com os jornais “Folha de S. Paulo” e “Valor Econômico”, além de manter na internet o blog Música de Alma Negra (www.carloscalado.com.br). É autor dos livros “O Jazz Como Espetáculo”, “Jazz ao Vivo”, “Tropicália: a História de Uma Revolução Musical”, “A Divina Comédia dos Mutantes”, entre outros.

Já cobriu mais de uma centena de festivais de jazz, blues e outros gêneros musicais, em várias regiões do Brasil, assim como em outros continentes. Foi curador de vários projetos musicais produzidos pelo SESC SP. Editou sete coleções de livretos/CDs produzidos pela “Folha de S. Paulo”, nas quais assina dezenas de volumes sobre jazz, blues, soul, bossa nova e MPB.

Data: 16/05/2018

Horário: 16:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.