Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Breno Ruiz | Festival Pedagógico 2021

No dia 27 de julho, às 18h, o músico Breno Ruiz apresentará o workshop ao vivo Música e Palavra: considerações sobre processos criativos na canção no YouTube da EMESP Tom Jobim. Assista aqui!

O presente workshop pretende tratar da relação intrínseca entre a canção popular brasileira e a palavra, considerando-a em seus aspectos semânticos, imagéticos, estilísticos e sonoros (musical) dentro do processo criativo/composicional.

A atividade também pretende expor questões relacionadas ao tratamento da métrica, da elisão e da prosódia, e chamar a atenção para outros cuidados que comportam o ofício do artesão-cancionista no tratamento dispensado aos fonemas e às palavras nos distintos contextos da música letrada e da letra musicada, com o intuito de oferecer algum recurso para o fazer de quem deseja transitar pelo universo cancional, seja através de sua criação ou sua apreciação.


Compositor, pianista e cantor popular, da cidade de Itapetininga. Estudou piano erudito e popular no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí entre 1998 e 2008. Tem canções em parceria com Cristina Saraiva, Rita Alterio, Roberto Didio, Socorro Lira, Rafael Alterio, Sérgio Natureza e Paulo Cesar Pinheiro, seu parceiro mais frequente.

Tem sido interpretado e gravado por nomes como Renato Braz, MPB4, Mônica Salmaso, Andrea dos Guimarães, Zé Renato, Lívia Nestrovski, Boca Livre, entre outros, e por parceiros como Tetê Espíndola e Celso Viáfora. Tem quatro trabalho gravados: “Cantilenas Brasileiras” (da parceria com Paulo Cesar
Pinheiro; apresentação de Luciana Rabello), “Diferente” (c/ Miguel Rabello – parcerias c/ Paulo Cesar Pinheiro), “Mar Aberto” (c/ Renato Braz, Mário Gil, Roberto Leão e part. de Dori Caymmi) e “Alegria” (c/ Roberto Leão; apresentação de Valter Hugo Mãe).

Data: 27/07/2021

Horário: 18:00

Local: Em Casa

#FiqueEmCasa #CulturaEmCasa

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.