Santa Marcelina Cultura

MENU

Semana da Voz | Dia 2

 

A Semana da Voz da EMESP oferece oficinas, masterclasses, mesa redonda e apresentações musicais voltadas ao canto erudito e popular. O evento ocorre de 19 a 21 de outubro com atividades gratuitas e abertas ao público. Confira a programação da quinta-feira (20):

 

10h às 12h | Masterclass: Interpretação do Canto de Câmara em português
Participantes: Adriano Vasconcelos e Maria Emilia Campos (piano)
Local: Auditório Zequinha de Abreu


14h às 15h30 | Workshop Concerto: O Nascimento da Ópera
Participantes: Marilia Vargas e Isabel Kanji (cravo)
Local: Auditório Zequinha de Abreu


15h30 | Apresentação a turma de Grupo Vocal do professor Luiz Gayotto 


16h às 18h | Workshop sobre Saúde da Voz
Participantes: Dr. Reinaldo Yazaki
Local: Sala 203

 

Ficha Técnica

Adriano Vasconcelos | Cantor, professor e pesquisador. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, graduado em Canto pela Universidade Estadual Paulista na classe do professor Dr. Fernando Carvalhaes. Como bolsista do Bachakademie de Stuttgart, realizou turnê pela Suécia, Polônia, Estônia, Noruega e Alemanha, sempre sob a regência de Helmuth Rilling. Durante o primeiro ano de graduação, obteve bolsa do programa Pac/Proex – UNESP no projeto “Madrigal Renascentista”. Sob regência de Tiago Pinheiro, no Coralusp, cantou durante seis anos os repertórios renascentistas italiano, francês, espanhol e inglês. Finalista do “IV Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira”, idealizado e presidido por Osvaldo Lacerda. Teve o privilégio de iniciar seus estudos de canto com Lenice Prioli, professora com a qual desenvolveu vasto repertório camerista das escolas alemã, francesa, espanhola e especialmente brasileira.

Maria Emilia Campos | Estudou piano com Souza Lima, Sebastian Benda, Gilberto Tinetti e Vera Astrachan. Em 2003, concluiu o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Instrumentais-Piano da Faculdade de Música Carlos Gomes, sob a orientação do prof.Dr. Jayme Guimarães. Atividades Artísticas: Pianista do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo entre 1986 e 2008. Durante este período, participou intensamente das Vesperais Líricas de Teatro Municipal,dos Concertos do Meio Dia, das programações da Biblioteca Mário de Andrade, das montagens das óperas das Temporadas Líricas do Teatro Municipal.

Marília Vargas | Formação: Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005) Atividades Artísticas: Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos. Aos doze anos debutou no Teatro Guaíra, em Curitiba, como o pastor, na ópera Tosca.

Isabel Kanji | Pianista e cravista, possui vasta experiência em música de câmara, correpetição para cantores e instrumentistas. Integrante do premiado Duo ” Les Sauvages” de flauta e cravo com Paulo da Mata. Bacharel em piano e Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (” O Álbum para a Juventude Op. 68 de Robert Schumann: A Didática da Poesia”: 2002, bolsista FAPESP). Atualmente é cravista correpetidora da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) na classe de Canto Barroco do Núcleo de Música Antiga e professora de piano no Conservatório Municipal de Música de Guarulhos, já tendo lecionado História da Música.

Reinaldo Kazuo Yazaki | médico otorrinolaringologista, cirurgião otorrino e cirurgião de voz, CRM 107745, também pesquisador em Voz & Laringologia, também dedicado à voz cantada, graduado na Escola Paulista de Medicina. Obteve Título de Médico-Residente Concursado, do Depto. de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo. Em exame teórico-Prático, obteve o Título de Especialista em otorrinolaringologia em 2006, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Tornou-se médico-colaborador totalmente voluntário e orientador-voluntário dos médicos-residentes da Universidade Federal de São Paulo, na área de Laringologia e Voz, Cirurgias de Voz e Câncer de Laringe, desde 2006 até 2011. Tem interesse especial por Voz Profissional e Cantada e Cirurgia Oto-Rino-Laringológica. Tem afinidade pela atuação em Cirurgia. Hoje, tem como principais atividades profissionais as cirurgias para a VOZ, das amígdalas, desvios de septo, especialmente em cantores, com experiência em TODAS as cirurgias otorrinolaringológicas, incluindo as de cantores profissionais.

Data: 20/10/2022

Horário: 10:00

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.