Santa Marcelina Cultura

MENU

Semana da Voz | Dia 1

 

A Semana da Voz da EMESP oferece oficinas, masterclasses, mesa redonda e apresentações musicais voltadas ao canto erudito e popular. O evento ocorre de 19 a 21 de outubro com atividades gratuitas e abertas ao público. Confira a programação da quarta-feira (19):

 

10h às 12h | Mesa Redonda: Vida e Carreira no Canto
Participantes: Adriano Vasconcellos, Andrea dos Guimarães, Edna D’Oliveira, José Luiz Mazziotti, Magali Mussi, Marília Vargas, Marta Dalila Mauler e Mauro Wrona.
Local: Auditório Zequinha de Abreu


14h às 15h | Apresentação dos Alunos de Canto
Participantes: Turmas de Adriano Vasconcelos, Andrea dos Guimarães, Edna D’Oliveira, José Luiz Mazziotti, Magali Mussi, Marília Vargas, Marta Dalila Mauler e Roberto Simões (violão)
Local: Auditório Zequinha de Abreu


15h30 às 17h30 | Masterclass de Canto Popular
Participantes: Andrea dos Guimarães, José Luiz Mazziotti e Magali Mussi
Local: Auditório Zequinha de Abreu

 

Ficha Técnica

Adriano Vasconcelos | Cantor, professor e pesquisador. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, graduado em Canto pela Universidade Estadual Paulista na classe do professor Dr. Fernando Carvalhaes. Como bolsista do Bachakademie de Stuttgart, realizou turnê pela Suécia, Polônia, Estônia, Noruega e Alemanha, sempre sob a regência de Helmuth Rilling. Durante o primeiro ano de graduação, obteve bolsa do programa Pac/Proex – UNESP no projeto “Madrigal Renascentista”. Sob regência de Tiago Pinheiro, no Coralusp, cantou durante seis anos os repertórios renascentistas italiano, francês, espanhol e inglês.

Andrea dos Guimarães |Bacharel em Música Popular e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Há 13 anos integra o grupo Conversa Ribeira juntamente com Daniel Muller e João Paulo Amaral – com o qual representou o Brasil em festivais no México e Portugal. Após lançar seu 1º CD em 2007, o Conversa Ribeira foi selecionado no Projeto Pixinguinha (FUNARTE, 2007) e no programa Rumos Itaucultural (2008). Também recebeu o prêmio Inovação do Festival Voa Viola (2011). Em 2012, o grupo dividiu o palco com a Orquestra Municipal de Jundiaí – os próprios integrantes do trio escreveram arranjos para incorporar a orquestra de cordas à sua concepção peculiar da música caipira.

Edna D’Oliveira | Um dos mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, aclamada por suas interpretações de Villa-Lobos, especialmente das Bachianas Brasileira nº 5 e das Canções da Floresta do Amazonas e vem interpretando estas obras no Brasil e no festival Brazilian Classics do Arhst Center of Miami.

José Luiz Mazziotti | Cantor paulista de Rio Claro, começou sua carreira em 1966, no grupo vocal Canto4, que venceu o Festival da TV Record daquele ano interpretando “São São Paulo Meu Amor”, de Tom Zé. Na década de 70 passou a atuar na noite paulistana, cantando em diversas casas noturnas, como Jogral, Igrejinha, Casa Forte e Flag. Por volta de 76 entrou no mercado de jingles, através da produtora Zurana, que contava com nomes como Djavan, Ivan Lins, Marcos Valle e outros. Mais tarde muda-se para o Rio de Janeiro e participa do Projeto Pixinguinha, cantando ao lado de mitos da MPB como Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Zezé Gonzaga e Jamelão.

Magali Mussi |

Marília Vargas | Formação: Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005) Atividades Artísticas: Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos. Aos doze anos debutou no Teatro Guaíra, em Curitiba, como o pastor, na ópera Tosca. Nesta época iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas. Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005).

Marta Dalila Mauler | Habilitação em Magistério pela “Escola Normal” do Instituto Estadual de Educação, diplomação do curso de piano pelo Conservatório Estadual de Múisca “Haidée França Americano”, graduação em pedagogia (com licenciatura plena) pela “Universidade federal de Juiz de Fora. Em 1986, no Rio de Janeiro, obteve o título de Bacharel em canto pela Universidade do Rio de Janeiro -UniRio, na classe da professora Eliane Sampaio, com quem estudou, durante quatro, anos desenvolvendo (principalmente) o repertório alemão.

Mauro Wrona | Paulistano, atuou como ator e cantor em São Paulo, até transferir-se para a Espanha, onde iniciou sua carreira como tenor em produções operísticas. Colaborou por três anos com o Théâtre de La Monnaie de Bruxelas, e atuou em inúmeros teatros europeus e brasileiros (1978-1998). De volta ao Brasil, paralelamente à sua carreira como cantor, iniciou intensa atividade na direção de óperas. Graduado em regência pela FASM, desde 2004 é coordenador do Ópera Estúdio da EMESP Tom Jobim que, a partir de 2017, passou a denominar-se Academia de Ópera do Theatro São Pedro Foi assessor artístico e diretor cênico residente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Brasileira de Ópera. Foi diretor artístico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, Pará (2011-2018).

 

 

Data: 19/10/2022

Horário: 10:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.