Santa Marcelina Cultura

MENU

Sá, Um Oratório para a Terra

O Theatro São Pedro recebe o espetáculo Sá, Um Orátório para a Terra. O concerto tem composição de Ligiana Costa, produção musical de Dan Maia e Gilberto Monte, e libreto escrito em parceria com Sofia Boito.

A apresentação acontece no dia 25 de outubro (terça-feira), às 20h e a classificação indicativa é livre. O oratório conta com Marina Decourt, Bruna Lucchesi, Eddu Ferreira, Dan Maia, Gilberto Monte, além do Coral Jovem do Estado e da performer Maura Baiocchi. A direção cênica é de Cibele Forjaz.

Sá é um oratório, se afina com uma longa tradição secular de obras vocais – e especialmente corais – que partem da oratória. O gênero oratório historicamente surge com a ópera lírica, sendo usualmente dedicado a temas sacros retirados das escrituras sagradas. Sá dialoga com esta tradição, mas aqui o texto sagrado é a própria Terra e a natureza que nos fala através de metamorfoses.

 

FICHA TÉCNICA

Composição, conceito e voz : Ligiana Costa

Libreto: Ligiana Costa e Sofia Boito

 

Produção musical e arranjos: Dan Maia e Gilberto Monte

Cantores: Bruna Lucchesi, Dan Maia, Eddu Ferreira e Marina Decourt

Performer convidada: Maura Baiocchi

Sampler, Synths e FX: Gilberto Monte

 

CORAL JOVEM DO ESTADO

Maestro: Tiago Pinheiro

Preparação vocal do coro: Marília Vargas

Arranjos Corais: Xavier Bartaburu

 

Direção Cênica: Cibele Forjaz

 

Figurino: Simone Mina e acervo Coral Jovem do Estado

Som: Florencia Saraiva-Akamine

Luz: Cibele Forjaz

 

Design gráfico e direção de arte: Carlos Bertuol

Fotografia e Maquiagem: Soraia Costa

 

Produção Executiva: Marco de Almeida – MdA

 

Saiba mais sobre o espetáculo

Sá é o fluxo de vida contínuo e imemorial que atravessa todos nós, desde o início dos tempos. Surgida há bilhões de anos, a partir da geração cósmica do universo, Sá atravessa o espaço para pousar no planeta Terra. Em um oratório episódico acompanhamos o movimento dessa energia originária em eterna metamorfose. Nesse percurso seguimos Sá atravessando diversos elementos: árvore, pássaro, mar, concha, criança, mãe, pedra, até chegar no instante presente, em que se vê ameaçada pela destruição, por nós.

Este espetáculo, contemplado pelo Proac 2021, tem como principal fonte de inspiração, o livro do filósofo italiano Emanuele Coccia, Metamorfoses.

Do ponto de vista puramente musical Sá se propõe como uma ponte entre a música popular e erudita, entre o experimentalismo e o lirismo. A base musical deste trabalho é a voz, a voz em suas diversas possibilidades: em coro, em experimentação de vocalidades, como acompanhamento, em solo. Além das 30 vozes envolvidas na origem deste projeto temos sons eletrônicos criados para dialogar com estes sons humanos. Uma floresta sonora ancestral e atual.

Data: 25/10/2022

Horário: 20:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: Em breve

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.