Santa Marcelina Cultura

MENU

Regional de Choro | Do Maxixe ao Tango Brasileiro

Assista gratuitamente ao concerto do Regional de Choro do Guri Capital e Grande São Paulo!

O grupo apresenta dois importantes ritmos consolidados no Brasil: o maxixe e o choro. A regente Wanessa Dourado e as solistas Thayná Oliveira (flauta) e Camila Silva (cavaquinho) se apresentam com o grupo no dia 05 de novembro, sábado, às 11h00, na Fundação Ema Klabin.

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

Repertório

TIA AMÉLIA (1897 – 1983)
Bordões ao Luar  

 

CHIQUINHA GONZAGA (1847 – 1935)
Corta Jaca  

 

LINA PESCE (1913 – 1995)
Elegante 

 

ASTOR SILVA (1922 – 1968) 

Chorinho de Gafieira  

 

PIXINGUINHA (1897 – 1973)
Seu Lourenço no Vinho  

 

GAROTO (1915 – 1955)
Desvairada  

Lamentos do Morro  

 

JOÃO POLETO
Lá pelas 9  

 

JACOB DO BANDOLIM (1918 – 1969)
Sapeca  

 

LUPERCE MIRANDA (1904 – 1977)
Néa Sorrindo  

Sobre o(a) regente

Wanessa Dourado

Sobre o(a) solista

Thayná Oliveira, flauta  
Camila Silva, cavaquinho

Data: 05/11/2022

Horário: 11:00

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 3897-3232

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.