Santa Marcelina Cultura

MENU

Regional de Choro | Do Maxixe ao Tango Brasileiro

Assista gratuitamente ao concerto do Regional de Choro do Guri Capital e Grande São Paulo!

O grupo apresenta dois importantes ritmos consolidados no Brasil: o maxixe e o choro. A regente Wanessa Dourado e as solistas Thayná Oliveira (flauta) e Camila Silva (cavaquinho) se apresentam com o grupo no dia 16 de outubro, domingo, às 11h, no Theatro São Pedro.

Clique aqui para retirar seu ingresso

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

Repertório

TIA AMÉLIA (1897 – 1983)
Bordões ao Luar  

 

CHIQUINHA GONZAGA (1847 – 1935)
Corta Jaca  

 

LINA PESCE (1913 – 1995)
Elegante 

 

ASTOR SILVA (1922 – 1968) 

Chorinho de Gafieira  

 

PIXINGUINHA (1897 – 1973)
Seu Lourenço no Vinho  

 

GAROTO (1915 – 1955)
Desvairada  

Lamentos do Morro  

 

JOÃO POLETO
Lá pelas 9  

 

JACOB DO BANDOLIM (1918 – 1969)
Sapeca  

 

LUPERCE MIRANDA (1904 – 1977)
Néa Sorrindo  

Sobre o(a) regente

Paula Valente

Sobre o(a) solista

Thayná Oliveira, flauta  
Camila Silva, cavaquinho

Data: 16/10/2022

Horário: 11:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.