Santa Marcelina Cultura

MENU

Série Palestra/Recital: J. S. Bach, do Cravo ao Piano

No dia 14 de agosto, às 17h30, será realizada a palestra/recital J. S. Bach, do Cravo ao Piano com Isabel Kanji e Iracele Livero. Os trabalhos de J.S.Bach para teclado formam um dos mais importantes repertórios da literatura pianística. São obras altamente avaliadas e estudadas por um grande círculo de musicistas. Desde cerca da década de 1950, os estudos de Bach têm sido uma das mais ricas atividades da musicologia, tanto na produção de novas edições, maneiras de interpretação e suas relações com a música do século XVIII, assim como na cultura musical em geral. Alguns intérpretes, para uma prática com base na performance historicamente informada, baseiam uma parte de suas pesquisas de execução interpretativa de época em trabalhos feitos pelos luthier de instrumentos.

Hoje embora muitos pianistas interpretem as obras de Bach, na verdade estas foram originalmente feitos para o Cravo e/ou Clavicórdio. A proposta aqui é realizar um diálogo entre o cravo e a transposição interpretativa ao piano moderno. Esta prática nos levaria a numerosas e variadas discussões, o que não seria totalmente possível neste momento. Entretanto, a proposta cabível é reproduzir da maneira mais autêntica possível uma interpretação conforme algumas convenções, como o ritmo e o tempo, o nível de dinâmica, as articulações, figurações rítmicas, dedilhados, dentre outras. Por exemplo: seria o uso do pedal do piano adequado em Bach? E como aplicar o relaxamento do tempo, conhecido musicalmente como rubato, numa execução pianística, conformando-se ao que, no cravo, é prática comum de um estilo de época?

A proposta não é imitar os instrumentos antigos e nem sua maneira de executar Bach, mas sim adequar uma interpretação da obra deste compositor, que é original para cravo, de forma a mais autêntica ao piano. Para isso, serão apresentadas interpretações ao cravo comentadas em detalhes, seguidas da mesma interpretação ao piano. Obras a serem abordadas: O Cravo Bem Temperado; Invenções a Duas Vozes; Pequenos Prelúdios; e Suite Francesa.

Data: 14/08/2018

Horário: 20:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.