Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra do Theatro São Pedro recebe Eliane Coelho

Eliane Coelho volta a se apresentar com a Orquestra do Theatro São Pedro após um programa dedicado a Carlos Gomes, em março. Dessa vez ela interpreta as duas maiores influências do compositor brasileiro, os dois maiores nomes do Romantismo, Giuseppe Verdi e Richard Wagner. Sob regência do maestro convidado Roberto Tibiriçá, a Orquestra toca trechos famosos de óperas como La TraviataRigoletto Tristão e Isolda (confira o repertório completo abaixo). As apresentações acontecem no dia 15, sábado, às 20; e no dia 16, domingo, às 17h.

Repertório

GIUSEPPE VERDI
Ritorna vincitor!, de Aida
Prelúdio do 1º ato de La Traviata
Morrò, ma prima in grazia
, de Um Baile de Máscara
Prelúdio de Rigoletto
Tu, che le Vanità
, de Don Carlo
Abertura de A Força do Destino
Pace, pace mio Dio
, de A Força do Destino

RICHARD WAGNER
Marcha Festiva, de Tannhäuser
Abertura de Os Mestres Cantores de Nuremberg
Prelúdio e Morte de Amor, de Tristão e Isolda

Sobre o(a) regente

Roberto Tibiriçá, regência

Foto: Paulo Lacerda

Nascido em São Paulo, Roberto Tibiriçá recebeu orientações de Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire e Gilberto Tinetti. Foi discípulo do maestro Eleazar de Carvalho, com quem teve a oportunidade de trabalhar durante 18 anos, depois de ter vencido o Concurso para Jovens Regentes da OSESP em duas edições seguidas.

Ocupou o cargo de Regente Assistente no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa/Portugal) e em 1994 tornou-se Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre 2000 e 2004, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e, entre 2005 e 2011, Diretor Artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP). Em 2010 assumiu como Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais onde permaneceu até 2013. Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e da Orquestra Sinfônica do SODRE, Montevidéu (Uruguai).

No Rio de Janeiro foi eleito pela crítica como o Músico do Ano de 1995 e recebeu neste Estado o Prêmio “Estácio de Sá”, por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou do Festival Martha Argerich, em Buenos Aires, por duas vezes, a convite da própria artista, em 2001 e 2004. Já há alguns anos é convidado para o Festival Villa-Lobos, Venezuela, regendo concertos com a Orquestra Simón Bolívar.

Recebeu em 2010 e 2011 o XIII e XIV Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico (por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli). Recebeu ainda em 2011 a Ordem do Ipiranga (a mais alta honraria do Estado de São Paulo), a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (outorgada pelo Governo de Minas Gerais) e o Prêmio APCA (Associação dos Críticos Musicais de São Paulo) como Melhor Regente (por seu trabalho com a Sinfônica Heliópolis e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais). Ocupa a Cadeira Nº 5 da Academia Brasileira de Música.

Sobre o(a) solista

Eliane Coelho, soprano

Carioca, Eliane Coelho diplomou-se na Escola Superior de Música e Teatro de Hannover; mais tarde, foi contratada pela Ópera de Frankfurt e, em seguida, pela Ópera de Viena, na qual recebeu o título de Kammersängerin em 1998. Apresentou-se em cidades como Estocolmo, Munique, Berlim, Dresden, Nice, Marselha, Copenhagen, Nápoles, Torino, Catania, Sófia, Bucareste, Praga, São Petersburgo, Valência, Zurique, Tóquio, no Festival Aix-en-Provence e nos teatros La Scala e Bastille. Seu extenso repertório continua se enriquecendo com novos papeis. Elogiada internacionalmente, atuou ao lado de artistas como Bryn Terfel, Leonie Rysanek, Siegfried Jerusalem, Heinz Zednik, Bernd Weikl, Brigitte Fassbaender, e sob a regência de Zubin Mehta, Donald Runnicles, entre outros.

Data: 16/09/2018

Horário: 20:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 30 a R$ 15

Compre o ingresso online

Parceiros

Patrocínio Master

Patrocínio Ouro

Patrocínio Bronze

Apoio Cultural

Parceria Internacional

Apoio Institucional

Patrocínio de Programa de Instrumentos SMC

Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.