Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto

A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto apresenta obras de renomados nomes da música: Pietro Mascagni, Jean Sibelius, Antonio Vivaldi e os brasileiros César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos. A regência é de João Fernando Paluan e o concerto acontece nos dias 05/06, às 14h30, em Potirendaba, e 14/06, às 15h, em São José do Rio Preto.

Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental e, até hoje, cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como grupo de câmara, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico.  A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto foi criada em 2010. Em 2011, participou de um intercâmbio entre Guri e a ONG Sphinx (EUA), recebendo o quarteto de cordas da Sphinx para uma série de atividades e um concerto no Teatro Municipal de São José do Rio Preto (SP). Em 2012, se apresentou em Detroit (EUA) na abertura dos concursos de jovens solistas. Tocou com Jean Reis, Arthur Barbosa, Alejandro Drago e Ricardo Herz. Em 2021 recebeu orientações e realizou uma produção audiovisual com o violoncelista Fábio Presgrave e a violonista Eliane Tokeshi. Em 2022, se apresentou ao lado de Adriana Holtz. 

Repertório

ANTONIO VIVALDI (1678-1741)
Concerto Alla Rústica in G Major, RV 151
I. Presto
II. Adagio
III. Allegro

JEAN SIBELIUS (1865-1957)
Impromptu for Strings

PIETRO MASCAGNI (1963-1945)
Cavalleria Rusticana
Intermezzo

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 4
I. Prelúdio

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão

Sobre o(a) regente

João Fernando Paluan

Natural da cidade de Duartina, João Fernando Paluan é bacharel em Piano. Foi professor na Universidade do Sagrado Coração (Bauru), de 1988 a 2009, onde foi também Chefe de Departamento e Regente Titular do Coral Universitário Veritas. Entre seus mais destacados professores de regência, estão Alina Orraca (Cuba), Bruno Wisuij (França), Hans Kast (Alemanha), Hugh Ross (Schola Cantorum de New York – USA),Enrique Diemecke (México) e Ludwig Carrasco (México). Atualmente, estuda regência orquestral com Mario de Rose (Argentina). Seus mais destacados professores de piano foram: Daicy Ribeiro Barone, Alfredo Cerquinho, Ciro Gonçalves Dias Junior, Fúlvia Escobar, Marisa Lacorte, Maria José Churrasqueira, Sergey Dorenky (Rússia) e Gilberto Tinetti. Ministrou cursos no Brasil, no Chile, na Espanha, na Itália, na Venezuela, no México, entre outros países. Foi Regente Colaborador da Orquestra Musicrescer da cidade de Duartina (SP), a pedido de um grupo de amantes da música criou a Orquestra Jovem de Bragança Paulista, onde foi regente voluntário em 2021. Criou e desenvolve o projeto Orquestra de Cordas do Instituto Educacional Ana Lelis Santana, Guaíra (SP). É Regente Convidado do Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins.

Ficha Técnica

VIOLINO 

Ana Gabrielli Goulart de Souza
Bárbara Eugênio
Elias Pereira Paula dos Santos
Heloísa Barbosa de Souza
Isabella Mazzo Bitencourt
Isis Doimo Antonini
Jeniffer Caroline Vernechio de Oliveira
Kairo Luis Hortencio Castelli
Laura Ferreira Rozante
Letícia Neves da Silva
Lívia Agreli Pedrosa
Marcos Roberto da Silva Junior
Matheus das Neves Santos
Nicole Fett Oliveira
Nícollas Lima Santos
Sara Teofilo Oliveira 

VIOLA 

Ana Luísa Douradinho do Amaral
Iago Dianni Rodrigues
José Ricardo Pereira Felix
Lara Pinto Troleis
Laura da Silva Zveibil
Tiago Fernandes Duarte 

VIOLONCELO 

Amanda Cristina Lima
Giovanna Ágatha Lima Ribeiro
Isabella Picon Firmino
Isabelle Caroline Lopes de Morais
João Victor Bueno da Silva
Marianne Débora Picolomini do Nascimento
Renato Ferreira da Silva Filho
Samuel Fernandes Duarte
Vitor Lourenço Pereira Prado 

CONTRABAIXO ACÚSTICO 

Abner da Silva Silveri 

Data: 05/06/2023

Horário: 14:30

Local: Centro de Eventos Seresteiros da Saudade

R. Ernesto Galbiatti, 440
Potirendaba/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Ouro 

Indorama 

Apoio  

Prefeitura de São José do Rio Preto 

Prefeitura de Potirendaba 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.