Santa Marcelina Cultura

MENU

Oficina “Processo Aberto com Quartabê”

No dia 24 de outubro, às 15h30, o quarteto Quartabê apresentará uma oficina na sala 203 da EMESP sobre o processo criativo de seu disco Lição#2: Dorival, em que revisita canções de Dorival Caymmi em formato instrumental. Abordando temas como improvisação, interpretação e transposição melódica-rítmica, o quarteto direcionará os alunos na elaboração e execução de uma pequena composição baseada em trechos musicais pré-selecionados, num processo coletivo de criação musical. Mais tarde, às 18h, o grupo apresentará um show no auditório da Escola.

Foto: Ilana Bar

A identidade da Quartabê foi construída em cima da metáfora da sala de aula: o grupo se vê como uma turma de escola, que escolhe seus próprios professores dentre grandes mestres da música brasileira. Partindo do princípio de que os processos de aprendizagem e de criação têm em comum a experimentação e a brincadeira, o quarteto se caracteriza pelas suas arrojadas versões unidas a uma performance irreverente. Para além da sonoridade, marcada pelas diversas referências do grupo – da vanguarda paulista à improvisação livre, passando pelo pop e a música eletrônica – a Quartabê também se destaca pela formação composta majoritariamente por mulheres, que além de instrumentistas são também arranjadoras, compositoras, cantoras e improvisadoras – o que é incomum e tem alta relevância política num meio musical em que posições de criação e poder ainda são ocupadas desproporcionalmente por homens. A banda começou seus estudos gravando um primeiro disco acerca da obra do maestro Moacir Santos, o “Lição #1: Moacir” (2015). Depois de apresentar este trabalho em muitos palcos pelo Brasil e pela Europa, a turma se considerou de recuperação e gravou o EP “Depê” (2017), também dedicado à obra de Santos. Em 2018, a Quartabê inicia outra empreitada, partindo para novos estudos: a “Lição #2: Dorival”, que sai via Natura Musical/selo RISCO.

Data: 24/10/2018

Horário: 18:30

Local: Sala 203 – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.