Santa Marcelina Cultura

MENU

Master Class de Clarinete com Jörg Widmann

No dia 5 de junho, às 10h, o clarinetista e compositor Jörg Widmann dará uma master class na Emesp Tom Jobim em parceria com o Cultura Artística. Atividade gratuita e aberta para ouvintes.

Clarinetista, compositor e maestro, Jörg Widmann é um dos artistas mais versáteis e fascinantes da sua geração. Na temporada de 2014/15, toca como solista com orquestras como a Staatskapelle Berlin, Filarmônica de Hamburgo, Sinfônica de Bamberg, Sinfônica Alemã de Berlim, Sinfônica SWR de Baden-Baden e Freiburg, Orquestra Gürzenich de Colônia e Filarmônica de Helsinque. A Orquestra de Cleveland, dirigida por Franz Welser-Möst, escolheu a música de Widmann para foco da sua grande digressão europeia. Yefim Bronfman e a Filarmônica de Berlim, sob direção de Sir Simon Rattle, realizaram recentemente a estreia mundial do seu primeiro concerto para piano.

Widmann prossegue a sua colaboração com a Sinfônica de Bamberg como seu compositor em residência. Como músico de câmara, apresenta-se no Festival Ultraschall, em Berlim, Wigmore Hall, em Londres, Tonhalle de Zurique, Ópera Nacional de Paris, Laeizhalle de Hamburgo, Concertgebouw de Amesterdã, Konzerthaus de Viena, Toppan Hall em Tóquio e Lincoln Center em Nova York, colaborando com solistas e ensembles como András Schiff, Elisabeth Leonskaja, Tabea Zimmermann, Carolin Widmann, Daniel Barenboim e o Quarteto Hagen.

Continua como maestro convidado principal da Orquestra de Câmara Irlandesa, sem deixar de estender o âmbito das suas atividades como maestro, dirigindo esta temporada um programa com a Orquestra de Câmara de Londres, entre outras colaborações.

Como clarinetista, Widmann estudou com Gerd Starke e Charles Neidich, e toca regularmente com grandes orquestras de todo o mundo, tendo trabalhado com maestros como Christoph von Dohnányi, Sylvain Cambreling, Christoph Eschenbach, Kent Nagano e Franz Welser-Möst. Vários concertos para clarinete lhe têm sido dedicados ou escritos para si, por compositores como Wolfgang Rihm (Musik für Klarinette und Orchester, 1999) e Aribert Rfeimann (Cantus, 2006). Sucedeu a Dieter Klöcker como professor de clarinete na Escola Superior de Música de Freiburg, onde é também professor de composição.

Jörg Widmann estudou composição com Kay Westermann, Wilfried Hiller e Wolfgang Rihm. As suas obras têm sido repetidamente premiadas e os seus quartetos de cordas conquistaram um lugar de relevo no repertório contemporâneo de música de câmara.

É membro do instituto Wissenschaftskollegs zu Berlin, da Academia de Belas Artes da Baviera e, desde 2007, da Academia Livre das Artes de Hamburgo e da Academia Alemã de Artes Plásticas. Vive e trabalha em Freiburg e Munique.

Data: 05/06/2019

Horário: 13:00

Local: Sala 403

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.