Santa Marcelina Cultura

MENU

Mês Elas / Delas | Recital de violoncelo e piano

No dia 13/03, às 15h30, a EMESP Tom Jobim será palco para um recital de violoncelo e piano com o Duo Heloísa Meirelles & Horácio Gouveia, com participação especial de Márcia Fernandes, na percussão. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Sobre o Duo Heloísa Meirelles & Horácio Gouveia

Parceiros de música de câmara há mais de 15 anos, inicialmente como integrantes do Trio Arqué, Heloísa e Horácio passaram também a tocar em duo, com repertorio que se estende do barroco ao século XXI, tendo o duo se apresentado em Festivais importantes como o tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão e FECAM de Indaiatuba.

HELOÍSA MEIRELLES, bacharel pela UNICAMP, aperfeiçoou-se nos Conservatórios de Lyon e Superior de Genebra. Premiada em concursos desde os 11 anos, tem se apresentado no Brasil e em muitos países na Europa, EUA, Canadá, Austrália e América do Sul. Atuou como solista em diversas orquestras, destacando-se a OSESP, regida pelos maestros John Neschling e Theodor Guschlbauer. Colaborou com ensembles importantes como a Camerata Aberta, Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, Percorso Ensemble, Quarteto Osesp, se apresentando ao lado de Antônio Meneses, Michael Collins, Emmanuel Pahud, Antoine Tamestit e Peter Wispelwey. Com o Trio Arqué, gravou o CD Trans-Criações, prêmio ProAC. É professora de violoncelo da Escola Municipal de Música de São Paulo e co-solista da OSESP.

HORACIO GOUVEIA, Doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade Albert Ludwig (Freiburg) com bolsa do DAAD. Atua intensamente como recitalista e camerista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Detentor de diversos prêmios, dentre os quais, Vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM-Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes, prêmio de melhor intérprete de música brasileira (Concursos Jovens Instrumentistas Piracicaba e Internacional Guiomar Novaes) e prêmio APCA de 2010 com a Camerata Aberta. Professor da EMESP desde 2009, foi docente dos Festivais de Inverno de Verão de Campos do Jordão, de Londrina e jurado de importantes concursos brasileiros. Gravou CDs com o Trio Arqué (Trans-criações), com o Percorso Ensemble, com a Camerata Aberta (Espelho d’Água, 8º Prêmio BRAVO!) e com Ovanir Buosi (Retrato das Américas). Além do Trio Arqué, integra o Percorso Ensemble (desde 2006) e duos com Renato Bandel, Cássia Carrascoza e Paula Pires.

Repertório

Caroline SHAW (1982) Boris Kerner para violoncelo e vasos de flores (2012) 

Participação Especial: 

Professora  MÁRCIA  FERNANDES, percussão 

Lera AUERBACH (1973) 2 Prelúdios op. 47, para violoncelo e piano (1999) 

No 18- Andantino, em fá menor 

No 12- Adagio, em si maior 

Marisa REZENDE (1944) Ressonâncias para piano solo  

(1983) 

Eunice KATUNDA (1915-1990) Estudo Folclórico no 1, Canto praiano, para piano solo (1952) 

Clara WIECK-SCHUMANN (1819-1896) Do Concerto op. 7 em lá menor (1833-36): 

  1. Romanze. Andante non troppo con grazia

(para piano e violoncelo) 

Fanny MENDELSSOHN-HENSEL (1805-1847) Sonata ou Fantasia H 238 em sol menor, para piano e violoncelo (1829): 

Andante doloroso- Prestissimo- Allegro molto moderato 

Data: 13/03/2025

Horário: 15:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Parceiros

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.