Santa Marcelina Cultura

MENU

Encontro de Bandas do Guri

O Encontro de Bandas do Guri terá regência de Reginaldo Thimoteo e Andrew Boysen. No repertório, peças de Smith, Holst, Mascagni, Susato, Villa-Lobos, Piazzolla, John Lennon e Paul McCartney, Siegler e Orcino.

Banda Sinfônica Infanto-Juvenil

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Formada por alunos e alunas de 10 a 14 anos, a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil é um dos primeiros degraus da formação de estudantes de instrumentos de percussão e das famílias das madeiras – clarinete, saxofone, flauta – e metais – eufônio, trombone, trompa, tuba e trompete. Na Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os estudantes têm um primeiro contato com o repertório da formação, explorando tanto peças da música clássica quando popular.

Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Com idades entre 15 e 18 anos, os alunos e alunas que compõem a Banda Sinfônica Juvenil do Guri estão entre os mais avançados do programa nas áreas de percussão, madeiras – flauta, clarinete e saxofone – e metais – eufônio, trompa, tuba, trombone e trompete. O nível de desenvolvimento musical permite que explorem linguagens musicais mais complexas, abarcando além do repertório tradicional e popular, peças contemporâneas de maior dificuldade técnica.

Repertório

Robert W. Smith
Proclamation and Procession

Gustav Holst
Os Planetas

Pietro Mascagni
Intermezzo

Tielman Susato
Suíte Renaissance

Robert W. Smith
Blue

Irineu de Almeida
Qualquer Cousa, peça Solo para Oficleide e Banda (arr. & solo Everson Moraes)

Heitor Villa-Lobos
Três Canções Folclóricas Brasileiras

Astor Piazzolla
Libertango

John Lennon/Paul McCartney
Hey Jude (arr. Robert Longfield)

J. Siegler
Tema de Pokémon

Len Orcino
Three Rings Circus March

Sobre o(a) regente

Reginaldo Thimoteo, regente convidado

Andrew Boysen, regente convidado

Atualmente, Andrew Boysen Jr. é professor no departamento de música da Universidade de New Hampshire, onde conduz a sinfonia de sopro e ensina regência e composição. Sob sua liderança, a sinfonia de sopro da UNH lançou seis gravações e foi convidada para se apresentar em convenções regionais da Associação Nacional de Diretores de Bandas de Colégio e Associação Nacional de Educação Musical. Anteriormente, Boysen ensinou na Indiana State University e na Cary-Grove (IL) High School, e foi diretor musical e maestro da Deerfield Community Concert Band. Ele permanece ativo como maestro convidado e clínico, aparecendo em conjuntos de ensino médio, universidade e festival nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.

 

Boysen obteve seu título de Doutor em Artes Musicais em regência de sopro na Eastman School of Music, onde atuou como regente da Eastman Wind Orchestra e assistente de regência do Eastman Wind Ensemble. Ele recebeu seu diploma de Mestre em Música na regência de sopro da Northwestern University em 1993 e seu Bacharelado em Educação Musical e Composição Musical pela Universidade de Iowa em 1991.

 

Ele mantém uma agenda ativa como compositor, recebendo comissões de bandas de concertos de festivais, universidades e escolas de ensino médio nos Estados Unidos. Boysen venceu o Concurso Internacional de Composição da Horn Society em 2000, o Prêmio de Composição Honrosa da Universidade de Iowa em 1991 e venceu duas vezes o Concurso de Composição de Bandas Claude T. Smith em 1991 e 1994. Boysen publicou vários trabalhos com o Neil A. Kjos Music Company, Wingert-Jones Music, Alfred Music, Masters Music e C. Alan Publications, incluindo peças para banda, orquestra, clarinete e piano e coro de metais. Gravações de sua música aparecem nas gravadoras Sony, R-Kal, Mark, St. Olaf e Elf.

Data: 07/12/2019

Horário: 18:00

Local: MAM

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP
Telefone: (11) 5085-1300

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.