Santa Marcelina Cultura

MENU

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba

O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba apresenta um repertório contemporâneo e diverso no SESC Sorocaba. Emerson Tineo e Fabiana Almeida são os regentes do coro e Alexandre de Oliveira o educador de percussão.

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. A percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. A grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos, ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas ou com as mãos. O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba foi criado em 2012. O grupo já protagonizou espetáculos cênico-musicais como Calungá (2012), com Naná Vasconcelos, no Teatro Sergio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo. Em 2015, realizou o musical West Side Story, no Teatro do Sesc Sorocaba (SP). Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se a ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais, destacando-se os vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020; e a moçambicana Lena Bahule, em 2021. Em 2022, foi regido por Rosângela Rhafaelle. 

Repertório

(Coro)

IAN GOTTSCHALK
Canção do Sabiá

FABIANA ALMEIDA
Trecho [poesia: Vinícius de Moraes]

BRASÍLIO ITIBERÊ II
Epigrama [poesia: Cecília Meirelles]

OSCAR LORENZO FERNANDEZ (1897-1948)
Epigramas Matinais (1936)
I. Manhã Azul
II. Manhã Festiva

GUILHERME BERNSTEIN
Duas Canções
I. Lua Cheia
II. O Teu Pranto, Aurora

VITOR GABRIEL
Em Tom de Azul

VITOR GABRIEL
Cantigas da Inocência e da Experiência
Tigre [poesia: William Blake]

(Percussão)

ALEXANDRE OLIVEIRA
Acentos

JARED SPEARS (1936-)
Mosaics

CAÍTO MARCONDES (1954-)
Waldirando

ALEXANDRE OLIVEIRA
Vassouradas

NEY ROSAURO (1952-)
Cenas Brasileiras
I. Baião
II. Frevo

CRIAÇÃO COLETIVA
Batucada

(Coro e Percussão)

DJAVAN (1949-)

Serrado (em Havana…) [arr. Felipe Senna

Sobre o(a) regente

Emerson Tineo

Mestre em Música pela Unesp (2020), Emerson Tineo possui bacharelado em Composição e Regência (2002) e licenciatura em Educação Musical (2009) pela mesma instituição. Atualmente, ainda no IA – Unesp, é doutorando do programa de pós-graduação, na área de musicologia histórica, tendo como pesquisa a obra coral do compositor brasileiro Francisco Mignone. Desenvolve atividade como regente coral frente a grupos amadores e de estudantes de música, como os grupos corais da Etec de Artes, FAMOSP e Guri, onde atua como professor de 2005 e como coordenador, desde 2013. Atua como professor na Faculdade Mozarteum de São Paulo na disciplina Canto Coral, e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Regência Coral, Prática Coral, História da Música Coral, Técnicas de Musicalização aplicadas à Regência Coral e Desenvolvimento do TCC). É integrante do Música Vocal Grupo de Estudos, orientado pelo professor Dr. Vitor Gabriel. Nos últimos anos, como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: regência coral, canto coral, coral infantojuvenil e educação musical, apresentando trabalhos nos encontros da ABEM, Anppom e nas revistas Vórtex e Revista Brasileira de Educação Básica.

Fabiana Almeida

Fabiana Almeida é graduada no curso de bacharel em Música e pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Cantareira, é formada na CEM Tom Jobim (atual EMESP) e frequentou o Conservatório Musical de Guarulhos como aluna e pianista bolsista da OJMG. Tem desenvolvido sua carreira musical como educadora musical, pianista e cantora de grupos vocais dedicados à difusão da música vocal. Atuou como professora de música do Guri entre os anos de 2009 e 2022, e, atualmente integra a coordenação artística pedagógica da área de voz, teoria e piano do Guri Santa Marcelina Cultura Interior, Litoral e FCASA.

Ficha Técnica

VOZES FEMININAS

AMANDA ALMEIDA PEREIRA

BEATRIZ CRISTINA WALDER DE OLIVEIRA

BEATRIZ MAYARA SANTOS CARDOSO

BIANCA AMARAL BALTHAZAR

FRANCINE ROBERTO GONÇALVES

HELOIZA HELENA VIEIRA ALMEIDA

JANAINA ALMEIDA PEREIRA

KAMILLY PORTELLA RODRIGUES

KATHLLYN GABRIELLY SOARES MARTINS

MAITE BAIZA RAFAEL WRACTOREK

MARCIA VICTÓRIA AUGUSTO PEIXOTO

MELYSSA MONARI AIRES DOS SANTOS

REBECA VAZ FERREIRA

TAINÁ EMANUELE PINHEIRO BUENO

VITÓRIA ANTUNES OLIVEIRA

 

VOZES MASCULINAS

ANDRÉ OLIVER LITVAY

GUSTAVO DUARTE DE BARROS

JOSÉ HENRIQUE MARTINS DE OLIVEIRA

MATHEUS LIMA DE OLIVEIRA

MIGUEL MUNIZ PIRAGIBE

VINICIUS BARTOSIEWICZ CASTRO VALADAR

 

PERCUSSÃO

EDUARDO RIBEIRO DO CARMO

LAURA GUEDES MAIA

MIGUEL BRABO GRAMÁTICO

Data: 30/11/2023

Horário: 16:00

Local: SESC Sorocaba

Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

Instituto CCR

CTG Brasil

Patrocínio Ouro

Tauste

WestRock

Patrocínio Prata

Cipatex

Parceria

Prefeitura de Sorocaba

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.