Santa Marcelina Cultura

MENU

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba

O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba apresenta um repertório contemporâneo e diverso no Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Emerson Tineo e Fabiana Almeida são os regentes do coro e Alexandre de Oliveira o educador de percussão.

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. A percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. A grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos, ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas ou com as mãos. O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba foi criado em 2012. O grupo já protagonizou espetáculos cênico-musicais como Calungá (2012), com Naná Vasconcelos, no Teatro Sergio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo. Em 2015, realizou o musical West Side Story, no Teatro do Sesc Sorocaba (SP). Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se a ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais, destacando-se os vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020; e a moçambicana Lena Bahule, em 2021. Em 2022, foi regido por Rosângela Rhafaelle. 

Repertório

IAN GOTTSCHALK
Canção do Sabiá – Coral 

FABIANA ALMEIDA
Trecho – Coral 

ALEXANDRE OLIVEIRA
Acentos – Percussão 

OSCAR LORENZO FERNANDEZ
Epigramas Musicais – Coral
I. Manhã Azul
II. Manhã Festiva 

SAUL GOODMAN
Scherzo – Percussão 

GUILHERME BERNSTEIN
Duas Canções – Coral
I. Lua Cheia
II. O Teu Pranto, Aurora  

MALCOLM ARNOLD
Concert Piece – Percussão 

VITOR GABRIEL
Em Tom de Azul – Coral 

NEY ROSAURO
Cenas Brasileiras – Percussão
I. Baião  

DOUGLAS GUTJAHR
Motivos Nordestinos – Percussão 

Sobre o(a) regente

Emerson Tineo

Mestre em Música pela Unesp (2020), Emerson Tineo possui bacharelado em Composição e Regência (2002) e licenciatura em Educação Musical (2009) pela mesma instituição. Atualmente, ainda no IA – Unesp, é doutorando do programa de pós-graduação, na área de musicologia histórica, tendo como pesquisa a obra coral do compositor brasileiro Francisco Mignone. Desenvolve atividade como regente coral frente a grupos amadores e de estudantes de música, como os grupos corais da Etec de Artes, FAMOSP e Guri, onde atua como professor de 2005 e como coordenador, desde 2013. Atua como professor na Faculdade Mozarteum de São Paulo na disciplina Canto Coral, e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Regência Coral, Prática Coral, História da Música Coral, Técnicas de Musicalização aplicadas à Regência Coral e Desenvolvimento do TCC). É integrante do Música Vocal Grupo de Estudos, orientado pelo professor Dr. Vitor Gabriel. Nos últimos anos, como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: regência coral, canto coral, coral infantojuvenil e educação musical, apresentando trabalhos nos encontros da ABEM, Anppom e nas revistas Vórtex e Revista Brasileira de Educação Básica.

Fabiana Almeida

Fabiana Almeida é graduada no curso de bacharel em Música e pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Cantareira, é formada na CEM Tom Jobim (atual EMESP) e frequentou o Conservatório Musical de Guarulhos como aluna e pianista bolsista da OJMG. Tem desenvolvido sua carreira musical como educadora musical, pianista e cantora de grupos vocais dedicados à difusão da música vocal. Atuou como professora de música do Guri entre os anos de 2009 e 2022, e, atualmente integra a coordenação artística pedagógica da área de voz, teoria e piano do Guri Santa Marcelina Cultura Interior, Litoral e FCASA.

 

Ficha Técnica

VOZES FEMININAS 

Amanda Almeida Pereira
Beatriz Cristina Walder de Oliveira
Beatriz Mayara Santos Cardoso
Bianca Amaral Balthazar
Francine Roberto Gonçalves
Heloiza Helena Vieira Almeida
Janaina Almeida Pereira
Kamilly Portella Rodrigues
Kathllyn Gabrielly Soares Martins
Maite Baiza Rafael Wractorek
Marcia Victória Augusto Peixoto
Melyssa Monari Aires dos Santos
Rebeca Vaz Ferreira
Tainá Emanuele Pinheiro Bueno
Vitória Antunes Oliveira 

VOZES MASCULINAS 

André Oliver Litvay
Gustavo Duarte de Barros
José Henrique Martins de Oliveira
Matheus Lima De Oliveira
Miguel Muniz Piragibe
Vinicius Bartosiewicz Castro Valadar 

PERCUSSÃO 

Eduardo Ribeiro do Carmo
Laura Guedes Maia
Miguel Brabo Gramático 

Data: 28/05/2023

Horário: 11:00

Local: Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba

R. Doutor Ruy Barbosa, 84
Sorocaba/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

Instituto CCR e CTG Brasil

Patrocínio Ouro

Tauste e WestRock

Patrocínio Prata

Cipatex

Apoio

Prefeitura de Sorocaba

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.