Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões no Masp Auditório

No dia 21 de julho, a Camerata de Violões do Guri se apresenta no Masp Auditório, às 11h. Com o regente convidado Thales Maestre, o grupo conta com a participação do Duo Siqueira Lima (violões), e interpreta peças de Paulo Bastos, Chrystian Dozza, Antônio Pinho Vargas e Astor Piazzolla.

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

Antonio Pinho Vargas
Vilas Morenas (arr. Rui Mourinho)

Joaquim Nin
Granadina & Saeta (arr. Andrew Forrest)

Augustin Barrios
Tua Imagem (arr. Thales Maestre)

Paulo Bastos
Vinte e Quatro

José Mesquita Lopes
Ecos da Eternidade

Chrystian Dozza
Ginastera’s Dreams

Heitor Villa-Lobos
Cantiga das Bachianas Brasileiras nº 4 (arr. Fernando Lima)

Antonio Lauro
Vals Venezuelano nº3 (arr. Fernando Lima)

Hugo Fattoruso
Sin Nombre (Candombe) (arr. Fernando Lima)

Data: 21/07/2019

Horário: 14:00

Local: Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.