Santa Marcelina Cultura

MENU

Balé: Centenário da Semana de Arte Moderna

A São Paulo Companhia de Dança e a Orquestra do Theatro São Pedro apresentarão criações que dialogam com os pensamentos de artistas da Semana de Arte Moderna de 1922.  As apresentações acontecem nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, quinta a sábado às 20h, domingo às 17h. Os ingressos estão disponíveis somente na nossa bilheteria digital.

O espetáculo celebra o centenário desse movimento de renovação artística e social com trabalhos que partem da fusão de diferentes linguagens artísticas para reinterpretar, à luz do século XXI, os ares de inovação deixados pelos ventos modernistas.

 

BALÉ: Di / Madrugada

Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, direção artístico-pedagógica

São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, direção artística

Orquestra do Theatro São Pedro

Orquestra Jovem do Theatro São Pedro Claudio Cruz, direção musical

 

DI

Miriam Druwe, concepção e coreografia

Fabio Namatame, figurino [inspirado nas obras de Di Cavalcanti, direito de reprodução cedido por Elisabeth Di Cavalcanti]

HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959) Choros nº 6

Di de Miriam Druwe se inspira na imaginação e no lirismo da obra de Di Cavalcanti e no Choro nº 6 de Villa Lobos. Artistas que manifestam impressões do Brasil a partir de um pensamento modernista.

 

MADRUGADA

Antonio Gomes, coreografia Wagner Freire, iluminação Fabio Namatame, figurino

FRANCISCO MIGNONE (1897 – 1986)

Valsas de Esquina, [orquestração: Rubens Russomanno Ricciardi]

Suíte valsas 1, 3, 4, 5, 6, 8 e 9, 11 e 12

 

 

Ensaio Aberto: 25 de maio, quarta às 15h

Récitas: 26, 27, 28 e 29 de maio,

Quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

SOBRE O PROGRAMA

A primeira semana apresenta uma imagem do Brasil através do olhar de Di Cavalcanti e Villa Lobos, em Di, coreografia inédita de Miriam Druwe a partir do Choro nº 6, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e cenografia e figurinos de Fábio Namatame inspirada em obras de Di Cavalcanti (1897-1976) cedidas gentilmente por Elisabeth Di Cavalcanti para a obra. A noite se completa com Madrugada (2021), de Antônio Gomes, embalada pelas Valsas de Esquina, de Francisco Mignone (1897-1986) com orquestração de Rubens Ricciardi e regência do maestro Cláudio Cruz.

A segunda semana o programa é composto por Um Sopro…, de Henrique Rodovalho, desdobrando suas ações como coreógrafo residente da SPCD, com cenário e figurinos de Fábio Namatame inspirado nos desenhos de Flávio de Carvalho (1899-1973) para o balé A Cangaceira, do antológico Balé do IV Centenário. A noite segue com Infinitos Traçados (2021), obra idealizada a partir de muitos olhares que traz para a cena sensações e emoções humanas em um espaço pontilhado de luz e sombra. Sob a direção de Inês Bogéa estão reunidos os coreógrafos Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença em um espetáculo com concepção e direção cênica de William Pereira e direção musical de Ricardo Balestero.

 

Data: 26/05/2022

Horário: 20:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos:

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.