Santa Marcelina Cultura

MENU

A Rítmica como Linguagem: Improvisação Livre, Ética e Auto-Organização

No dia 26 de outubro, às 17h30, Rafael Cab apresentará mais uma edição do workshop A Rítmica como Linguagem. O tema Improvisação Livre, Ética e Auto-Organização terá dois encontros no total. Para este primeiro, Rafael Cab falará desta linguagem artística como ferramenta para ampliar perspectivas na vida cotidiana. Por meio de uma conversa aberta, discutirá alguns dos principais pontos da improvisação livre:
– Escuta ativa;
– Responsabilidade/ética;
– Decisão;
– Ação.

Este é um dos três workshops oferecidos por Rebeca Bayeh e Rafael Cab, que dão continuidade do curso A Rítmica como Linguagem, ministrado pelo professor Heri Brandino. O objetivo desses workshops é compreender o conceito de rítmica como algo amplo, interseccionado a outros saberes e manifestações humanas, como a cultura no caso da Rebeca Bayeh e a consciência e seus ciclos no caso do Rafael Cab.

Rafael Cab
Improvisador, baterista, artista visual e educador. Dedica-se atualmente a projetos de arte sonora focados em música livre/inventiva e desenvolvimento composicional contemporâneo. É idealizador do Grande Grupo Não Domesticado – grupo de pesquisa e desenvolvimento em improvisação não idiomática e improvisação dirigida – como improvisador circula constantemente na cena de música livre da Grande São Paulo em apresentações que vão de solo a participação em grandes formações, destaque para a São Paulo Improvisadores em Orquestra (SPIO) e o trio com Luiz Eduardo Galvão e Luis Felipe Lucena. Ainda dentro do espectro da música livre é um dos organizadores do Espaço Sem Centro – encontro mensal de música experimental que acontece desde janeiro de 2017. Também integra o sexteto Conde Favela, que dedica-se a pesquisas em hard bop
e free jazz e o grupo percussivo ABC Drums & Percussive Ensemble, que desenvolve pesquisa sobre ritmos do mundo. Em artes visuais, desenvolve pesquisa autoral em pintura contemporânea, além de cartazes para apresentações artísticas e capas de disco.

Data: 26/10/2018

Horário: 20:30

Local: Sala 604 – EMESP Tom Jobim

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.