Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ulisses Rocha apresenta workshop na EMESP Tom Jobim

17 de julho de 2014

Nos dias 12 e 13 de agosto, o violonista Ulisses Rocha apresentará workshop na sala 403 da EMESP Tom Jobim. No dia 12, às 15h, o músico focará em composição e arranjo para violão. No dia seguinte, mesmo horário, a oficina será sobre a profissão de violonista.

 

 
(Foto: Site Oficial do Ulisses Rocha)
 

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de novembro de 1960, iniciou seus estudos de violão erudito em 1970. Três anos mais tarde, Ulisses começou uma fase autodidata vindo a relacionar-se com o rock e com a guitarra, convívio este que viria criar o maior diferencial na construção de seu estilo. Em 1977 começa o interesse pelo Jazz e pela MPB, momento em que ingressa no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical) escola de música fundada pelo Zimbo Trio, onde aprimora seus conhecimentos em teoria, harmonia e improvisação, e onde dois anos mais tarde viria a lecionar, logo depois de ter abandonado o curso de agronomia.

O músico já se apresentou com Gal Costa, Zé Renato, Olívia Byington e Heraldo do Monte. Ele também gravou com, Hermeto Pascoal, Hugo Fatoruso, Roberto Carlos, Sá e Guarabira, Ritchie, Diana Pequeno, Cida Moreira, Ronnie Von, Marlui Miranda, Vânia Bastos e dividiu o palco em encontros especiais com Egberto Gismonti, Al di Meola, Toquinho, Eliane Elias, Canhoto da Paraíba, Marco Pereira, Paulo Belinatti e com grupo Boca Livre.

Como solista, participou do festival de Jazz de Paris, Free Jazz Festival, Phillips Innovation Show e Festival de Inverno de Campos do Jordão por diversas vezes como concertista e como professor, além de tocar com as orquestras sinfônicas de Campinas, Americana e a Jazz Sinfônica.

Foi indicado duas vezes para o prêmio Sharp nas categorias de melhor música instrumental e melhor solista. Ulisses é professor da Faculdade de Música da Unicamp desde 1990.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.