Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

TV Cultura abre espaço nobre para Grupos do Guri no Natal

17 de dezembro de 2012

Em dois finais de semana de gravação, 220 alunos ensaiaram em frente a câmeras para um especial que vai ao ar no dia 23 de dezembro, às 16h00

No domingo que antecede o feriado do natal, familiares dos guris têm um bom motivo para conferir a programação da TV Cultura. O canal de televisão público dedicará uma hora inteira para um especial com os Grupos Infantis e Juvenis do Guri. O evento faz parte de uma série de final de ano que reunirá concertos de artistas internacionais de renome, sendo o Guri a única atração nacional.

As gravações foram feitas no estúdio da emissora, no centro de São Paulo, ao longo de dois finais de semana consecutivos com cinco formações: Banda Juvenil; Camerata de Violões; Coral Infantil; Coral Infanto-Juvenil; Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil.

A escolha do Programa Guri Santa Marcelina para dividir espaço com estrelas em um horário privilegiado foi motivada pelo interesse em apresentar um projeto de ensino musical de qualidade no âmbito do poder público. É o que afirma a Consultora de Música e Dança da TV Cultura Claudia Toni, uma das idealizadoras do especial com os Grupos do Guri.

Segundo ela, a Santa Marcelina Cultura “está preparando musicalmente bem as crianças e adolescentes” e pode ser considerada um “bom retrato do que o estado de São Paulo está produzindo em matéria de educação musical”.

Claudia acredita que muitas pessoas acabam olhando apenas o que é feito com crianças em países com tradição na música clássica, deixando de apreciar produções nacionais. “Esse espaço seria um espaço para dizer: as crianças são capazes de produzir música muito boa, desde que bem orientadas”.

Assim pensa também a gestora artístico-pedagógica do Guri Giuliana Frozoni, que ressalta a importância de colocar a criança como protagonista das narrativas, como, por exemplo, um programa de música clássica.

Ela fala ainda da convergência de interesses entre as duas instituições. “Estamos juntando dois desejos: o da TV Cultura de ter um programa feito de crianças e adolescentes para crianças e adolescentes, e para nós, a possibilidade de mostrar o nosso trabalho e ampliar a visibilidade do Guri”.

Para os guris, a aparição na TV representa os quinze minutos de fama e mais do que isso, a consagração de um ano de trabalho duro. Para a integrante do Coral Infanto-Juvenil Suelen Macedo dos Reis, participar de uma gravação em uma emissora de alcance nacional é “uma responsabilidade grande”. “Tem que estar concentrado em si e no grupo todo para todo mundo ter um bom desenvolvimento”, explica. “Mas é muito legal, a gente está muito feliz com essa gravação”, garante. 

A amiga de coro de Suelen, Jaqueline Peixinho, 17, não esconde a emoção minutos antes de subir ao palco em frente às câmeras. “Estou muito nervosa”, diz. Ao contrário dela, o menino Danilo Ferreira, 19, diz calmamente que não está ansioso, “mas com certeza quando chegar na hora vou travar um pouquinho, como de costume em qualquer apresentação”.

Com relação à experiência de ter uma exposição tão grande na televisão, ele diz que ainda não assimilou a ideia. “Parece que não caiu a ficha ainda. Estou me perguntando: o que estou fazendo aqui”, confessa, fazendo uma pausa abrupta e longa na fala.

A gestora Giuliana conta que os meninos e meninas estão muito entusiasmados com a aparição na TV. Além disso, fala da alegria de estar inserida em uma programação de natal, “um período de recomeço, onde a gente traz esperança e energia para fazer as coisas acontecerem”.

O programa vai ao ar no dia 23 de dezembro, domingo, às 16h00. 
 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.