Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Tarde de música e bate-papo com Toninho Ferragutti no CEU Meninos

09 de maio de 2012

Um dos nomes mais importantes do acordeão moderno apresentou aos Guris músicas que estarão no novo disco; Músico estará no BMW Jazz Festival em junho

O acordeonista Toninho Ferragutti, juntamente com banda formada por contra-baixista e clarinetista, se apresentou na tarde desta terça-feira (8) para uma turma de crianças e adolescentes estudantes de música, como parte do projeto Horizontes Musicais. O show, realizado no CEU Meninos, zona sul de São Paulo, teve dez músicas e também um bate-papo dos artistas com a plateia. 

“Se apresentar para molecada é diferente. O show fica mais leve”, comentou Ferragutti, comparando o público com o que ele está acostumado a tocar, formado basicamente por adultos. “Isso não significa, porém, fazer um show de qualidade menor. Não abrimos mão de nada que compõe nosso repertório”, explicou. 

Para a estudante do PEFI Imigrantes, Grazielly Sanntos, 16, que estuda violão há três anos, foi um espetáculo que prendeu bastante a atenção, “muito gostoso”. A jovem disse ainda que a conversa com os músicos lhe tirou, por exemplo, uma dúvida básica: a diferença entre acordeão e sanfona. “Agora sei que só muda o nome”, disse. 

Entre uma faixa e outra, Ferragutti pedia aos companheiros que contassem um pouco da história do instrumento que tocam e deixava a plateia à vontade para tirar dúvidas. 

Telma D`Amico, mãe do Guri Henri Damico, de 6 anos, que estuda na PEFI Imigrantes, disse que “nunca tinha ouvido acordeão com clarineta, uma combinação que forma um som bastante sofisticado”. “É como se fosse um forró mais ´classudo´”, observou. 

Ferragutti é um dos nomes mais importantes do acordeão moderno brasileiro, participando de gravações com grandes mestres da MPB brasileira e em orquestras  como Osesp, Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Recife e da Paraíba. Ele faz parte do único grupo brasileiro da lista do BMW Jazz Festival, evento que reúne feras do gênero em São Paulo no mês de junho. Parte das músicas apresentadas no CEU Meninos estará no novo disco, “O Sorriso de Manu”, previsto para ser lançado até o fim do ano. 

Segundo o músico, “esse tipo de projeto (Horizontes Musicais) é uma coisa que tem que existir”. “É extremamente gratificante fazer esse tipo de show”, revelou. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.