Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ritmos e canções do bumba-meu-boi

16 de março de 2012

 O Guri está com inscrições abertas para a série Roda Brasil, curso modular que abordará os ritmos e canções do bumba-meu-boi.  As aulas acontecem no Brooklin, Júlio Prestes e em todos os CEUs que contam com polos do Guri.

O Guri está com inscrições abertas para um curso sobre os ritmos e canções do bumba-meu-boi pela série Roda Brasil. A série, que trata dos folguedos brasileiros como afoxé, ijexá e agora o boi, aborda, em um módulo de um semestre, uma temática ligada à música. O curso acontece no Brooklin, Júlio Prestes e nos CEUs que contam com polos do Guri – veja quais polos aqui.

Sobre o bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi é uma manifestação típica da cultura popular brasileira que envolve música, dança e representação. Surgiu na região Nordeste, e sua principal manifestação acontece no estado do Maranhão. Ligado ao ciclo natalino, o bumba-meu-boi conta com influências das culturas africana, indígena e europeia. A festa é uma espécie de ópera popular que tem como principal personagem um bonito boi que sabe dançar.  O animal, que pertence a um fazendeiro, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi.
O fazendeiro manda os vaqueiros e os índios procurarem o bicho e quando o encontram, ele está doente. Depois de muitas tentativas o boi é curado. O fazendeiro perdoa Pai Chico e Catirina, e tudo termina numa grande festa.

As matrículas  estão abertas para alunos do Guri, familiares e toda a comunidade. A idade mínima para participar do curso é de 10 anos.

SERVIÇO
Série Roda Brasil – Ritmos e canções do bumba-meu-boi
LOCAL: Brooklin, Júlio Prestes, polos nos CEUs
DURAÇÃO: 1 semestre
IDADE: A partir dos 10 anos
INÍCIO: 26 de março.
Grátis