Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Professor da EMESP Tom Jobim cria obra especialmente para a Orquestra Jovem Tom Jobim

12 de setembro de 2014

Professor de análise musical, escritura e criação musical da EMESP Tom Jobim, Rodrigo Lima compôs uma peça especialmente para os concertos da Orquestra Jovem Tom Jobim, que serão realizados nos dias 12 e 14 de setembro no Grande Auditório do MASP e na Sala São Paulo, respectivamente. Intitulada Ilhas a obra faz referência à própria trajetória musical do compositor.


(Foto: Adriana Elias)

O convite para compor a peça partiu do coordenador artístico-pedagógico da EMESP Tom Jobim, Paulo Braga. De acordo com Rodrigo Lima, o pedido foi uma surpresa muito boa. “Foi um presente do Paulo Braga pedir para eu compor  uma obra para a Orquestra Jovem Tom Jobim. Eu tive de recusar, com muito aperto no coração, um pedido anterior, pois, na ocasião já tinha assumido muitos compromissos. Dessa vez, dediquei um tempo para criar essa composição para a Orquestra. A peça foi feita entre janeiro e junho deste ano”, afirma.

Rodrigo conta que a obra Ilhas resgata o que ele já viveu na música. “Com essa peça, eu consegui reviver minha história. Como comecei na música popular e depois passei a me dedicar à música erudita, cada seção dessa peça é como uma ilha, pois os estilos dialogam”, revela.

Com composições apresentadas em salas de concerto no Brasil, Chile, Estados Unidos e países da Europa, Rodrigo Lima explica que o processo de composição da obra para a Orquestra Jovem Tom Jobim foi diferente, tendo em vista que o grupo é composto de músicos em formação. “Quando eu compus a peça, tive um cuidado com a composição para cada naipe da orquestra. Compor é como delimitar um terreno, então a obra Ilhas foi feita de acordo com a qualidade técnica de um grupo jovem”, conta.

As peças de Rodrigo Lima já foram apresentadas em importantes festivais como 5th international forum for young composers (Paris-França), Latin American Music Center – Indiana University (Estados Unidos), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri – Espanha), Festival Internacional de Música Contemporánea (Santiago – Chile), 8º Festival d’aujourd’hui à demain de musique contemporaine (Cluny – França), 32º International Festival of Contemporary Music (Valência – Espanha) e Europalia International Arts Festival (Amsterdã, Bruxelas e Herzele).

 

Site do compositor: http://www.rodrigolimacomposer.com/ 

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.