Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Processo Seletivo 2010: Tom Jobim – EMESP e Grupos Jovens do Estado

08 de janeiro de 2010

Cursos de formação musical para crianças, jovens e adultos têm inscrições abertas para mais de 400 vagas até o dia 20 de janeiro

Inscrições gratuitas para integrar os Grupos Jovens – Orquestra Jovem Tom Jobim, Coral, Orquestra e Banda Sinfônica Jovem do Estado – acontecem de 11 de janeiro a 5 de fevereiro

A Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim – EMESP) está com inscrições abertas para os cursos regulares de pré-formação, formação e formação avançada, todos com bolsas integrais, até o dia 20 de janeiro. Os Grupos Jovens ligados à escola também preparam sua renovação anual e oferecem oportunidade para jovens músicos brasileiros. As inscrições para o processo seletivo da Orquestra Jovem Tom Jobim, do Coral, da Orquestra e da Banda Sinfônica Jovem do Estado acontecem de 11 de janeiro a 5 de fevereiro e são gratuitas.

As inscrições para os processos seletivos devem ser feitas online. Para informações clique nos links abaixo:

Cursos regulares de pré-formação, formação e formação avançada

Grupos Jovens Instrumentais

Coral Jovem do Estado

A Tom Jobim – EMESP representa hoje um dos mais importantes núcleos de ensino de música do Brasil e possui um corpo docente formado por renomados músicos e professores. A escola atende cerca de 2 mil alunos com bolsas integrais desde a iniciação musical infantil até a formação avançada.

Grupos Jovens

Todos os inscritos passarão por testes de admissão e serão avaliados por uma banca examinadora de professores e músicos durante o mês de fevereiro. Os aprovados receberão uma bolsa como ajuda de custo mensal no valor de R$ 430,00 e terão ensaios, a partir do mês de março, três vezes por semana na EMESP.

Os interessados em integrar o Coral Jovem do Estado devem ter entre 14 e 28 anos e realizar o teste de ingresso. Para a Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim, os jovens devem ter entre 14 e 28 anos. O teste de ingresso contempla aproximadamente 20 instrumentos musicais diferentes e é específico para cada um deles: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, tuba, trompa, eufônio, clarinete, requinta, flauta, oboé, fagote, saxofone erudito, saxofone popular, bateria, piano, guitarra, contrabaixo elétrico e percussão.

Cursos Regulares

Os cursos regulares oferecidos pela Tom Jobim – EMESP contemplam crianças, jovens e adultos com diferentes níveis de conhecimento, da iniciação musical à formação profissional, e atuam nas áreas popular e erudita, com o apoio de profissionais que se destacam por atividades artísticas e docentes no campo da música.

O processo seletivo é realizado em três fases: a primeira consiste na análise do currículo de estudos prévios fornecido pelo candidato no formulário de inscrição; e a segunda e a terceira fases, na realização de provas práticas, que serão agendadas a partir do dia 21 de janeiro.

Na área erudita, há cursos de formação para: Canto, Clarinete, Contrabaixo, Eufônio, Fagote, Flauta, Flauta doce, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão, Violino, Violoncelo. E na área popular, para: Acordeom, Bandolim, Bateria, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola Caipira, Violão, Violão de Sete Cordas.

Dentro da Formação Avançada, a Tom Jobim – EMESP oferece cursos de Composição, Regência, Música Antiga, Ópera Estúdio e de Prática Instrumental Avançada para candidatos que tenham atuação profissional comprovada.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.