Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Palestra e apresentação de música encerram a segunda semana da Capacitação

06 de fevereiro de 2009

Rubem Alves e Osvaldinho da Cuíca foram os protagonistas do encerramento 

Osvaldinho da CuícaNa sexta-feira, 06 de fevereiro, a Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina chegou ao encerramento de sua segunda semana de programação. Os professores, monitores, agentes de apoio, assistentes sociais e estagiários do programa assistiram à palestra do educador e escritor Rubem Alves e ao encerramento musical, com o tema História do Samba Paulista, apresentado por Osvaldinho da Cuíca. A platéia também contou com a presença de alguns convidados.

Com o tema Conversas sobre Educação, Rubem Alves mesclou parte de sua experiência como educador, escritor, psicanalista e teólogo para realizar sua palestra em um clima descontraído e divertido.

Sem um roteiro pré-estabelecido, o educador falou sobre suas experiências, contou histórias de professores que marcaram a sua vida, falou sobre o que julga ser essencial na educação e ainda propôs a “filosofia da antropofagia”. “De tudo aquilo que foi escrito, eu só amo aquilo que foi feito com sangue; você come o autor e vai se apropriando da sua obra. E é isso que nos transforma”. E completou: “O professor tem que ser desejado e devorado pelos seus alunos, pois se não for, não vale de nada”.

Para Rubem Alves, a sala de aula é um espaço de liberdade onde o potencial dos alunos deve ser estimulado. “A inteligência é preguiçosa e precisa ser provocada; o bom professor não é aquele que dá a resposta, porque a resposta aborta o pensamento”. E enfatizou: “Para o aluno é importante o esforço, porque é ele que vai ensiná-lo a pensar”.

A palestra foi considerada uma verdadeira aula, construída a partir da vivência do escritor. “O que eu disse aqui não é teoria, são as minhas sensações sobre a educação, que deve ser feita por prazer”. E finalizou: “Para ser educador não há escola, é preciso antes de tudo despertar algo que está adormecido em nós, algo pelo qual temos fascínio e é necessário, também, amar os alunos”.

Concluída a palestra, o dia foi encerrado com a apresentação de Osvaldinho da Cuíca, que contou a História do Samba Paulista, fazendo referência a nomes importantes como Zeca da Casa Verde e Tuniquinho Batuqueiro. Fizeram parte do repertório as canções Minha Vizinha, Tiririca, entre outras. Osvaldinho animou a todos e finalizou o dia com muita alegria.

A Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina retorna suas atividades no próximo dia 16 de fevereiro, acompanhe o programa.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.