Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Tom Jobim mostra composições de grandes nomes da música brasileira, sob a regência de Nelson Ayres e Tiago Costa e solistas convidados

01 de dezembro de 2015

Celebrando o encerramento da temporada 2015, a Orquestra Jovem Tom Jobim faz concerto com convidados especiais no Auditório Ibirapuera, dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 21h, e dia 6, domingo, às 15h, no Sesc Itaquera, ambos com entrada franca. Os maestros convidados Nelson Ayres e Tiago Costa se revezam na regência do grupo, formado por alunos bolsistas da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim.

 

Três convidados especiais também fazem parte do espetáculo: Ricardo Herz, referência nacional no violino popular, Nailor Proveta, que toca saxofone e clarinete em músicas que também realizou o arranjo, e a cantora popular Lívia Nestrovski, que sobe ao palco para interpretar as músicas extraídas do clássico disco “Elis & Tom”, gravado por Tom Jobim e Elis Regina em 1974, nos Estados Unidos.

Nelson Ayres e Tiago Costa integram o conselho artístico da orquestra junto com Paulo Braga e Paulo Zuben, respectivamente coordenador e diretor artístico-pedagógico da EMESP Tom Joibm. 

 

Os programas relembrados foram sucesso de público em 2015: ao lado de Ricardo Herz e sob a regência de Nelson Ayres, a Orquestra Jovem Tom Jobim se apresentou para casa cheia na Sala São Paulo, em abril. Em agosto, o grupo tocou com Proveta e o maestro Mário Zaccaro no Auditório Ibirapuera, que também recebeu o espetáculo Elis & Tom em outubro, ambos com casa lotada. Para a releitura do disco que reuniu dois dos maiores artistas brasileiros e influenciou muitas gerações, a Orquestra Tom Jobim dividiu o palco com o violonista Chico Pinheiro e a cantora Lívia Nestrovski. Agora, Lívia volta a cantar Águas de Março, Por toda minha vida, Modinha e Triste, no Auditório Ibirapuera e no Sesc Itaquera.

 

Para o coordenador artístico-pedagógico da EMESP, Paulo Braga, este ano foi muito especial para a Orquestra Jovem Tom Jobim e para fechar com chave de ouro, conta que “tudo foi pensado para que nossos alunos possam levar para toda a vida, a certeza de que é possível fazer música sinfônica ‘popular’ brasileira da mais alta qualidade e com uma energia que só um grupo jovem pode ter”.

 

Ligada à EMESP Tom Jobim, a Orquestra Jovem Tom Jobim passou por uma reformulação no início deste ano e dentro da nova proposta de trabalho, que visa a formação de futuros talentos, está em desenvolver e tirar proveito do enorme talento da novíssima safra de jovens músicos que a integram, com uma programação estrutura e diversificada. Novos arranjos foram incorporados ao repertório, com o foco explícito de criar desafios e colocar em primeiro plano solistas e naipes da Orquestra. Este ano, a orquestra também deixou de ter um maestro titular para intensificar, inclusive, os convites aos regentes para suas apresentações. Dessa forma, a nova direção artística acredita promover ainda mais a troca de conhecimento musical e experiências aos bolsistas, ampliando seus horizontes. 

 

Repertório:

1. Suite Jobim lado B (arranjador: Tiago Costa)

2. Fuga no. 9 – Astor Piazzola (arranjo: Nelson Ayres)

3. Valsa de Eurídice – Vinícius de Moraes (arranjo: Nelson Ayres)

4. Quase Caindo – Ricardo Herz (arranjo: Tiago Costa)

5. Cantigas de Cirandas – Ricardo Herz (arranjo: Nelson Ayres)

6. Mourinho – Ricardo Herz (arranjo: Nelson Ayres)

7. Um a zero – Pixinguinha (arranjo e solista: Naylor Proveta)

8. Baião de Lacan – Guinga (solista e arranjo: Naylor Proveta)

9. Águas de Março – Antonio Carlos Jobim (solista: Lívia Nestrovsky; arranjo: Tiago Costa)

10. Modinha – Antonio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes (solista: Lívia Nestrovsky; arranjo: Tiago Costa)

11. Por toda minha vida – Antonio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes (solista: Lívia Nestrovsky; arranjo: Tiago Costa)

12. Triste – Antonio Carlos Jobim (solista: Lívia Nestrovsky; arranjo: Nelson Ayres)

13. Fé Cega, Faca Amolada – Milton Nascimento/Ronaldo Bastos (arranjo: Nelson Ayres)

 

Auditório Ibirapuera

Data: 4 de dezembro, sexta-feira

Horário: 21h

Local: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

(Entrada para carros pelo Portão 3)

Entrada gratuita – retirada dos ingressos na bilheteria 1h30 antes da apresentação.

 

Sesc Itaquera

Data: 6 de dezembro, domingo

Horário: 15h

Local: Sesc Itaquera – Palco da Orquestra Mágica

Endereço: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera, São Paulo-SP.

Entrada gratuita

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.