Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil toca com grupo Pau Brasil

28 de novembro de 2016

No início de dezembro, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri encerra sua temporada com dois concertos especiais. Sob regência do maestro Ricardo Appezzato, o grupo se apresenta no Sesc Itaquera, no dia 3, às 15h, e no Auditório Masp Unilever, no dia 4, às 11h. Como convidados, a orquestra recebe os músicos do Grupo Pau Brasil, uma das formações mais importantes da música popular brasileira.

Appezzato, que além de maestro é também coordenador artístico-pedagógico do Guri Santa Marcelina, conta que o programa foi tomando forma pouco a pouco. “A ideia inicial era chamar o Nelson [Ayres] para reger a orquestra, e eu faria a preparação”. Mas conforme as conversas avançaram, o programa foi tomando corpo, e, em vez de um, a Sinfônica Infanto-Juvenil acabou com cinco músicos convidados – além de Nelson Ayres (piano), acompanharão a sinfônica Rodolfo Stroeter (baixo), Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (sax/flauta) e Ricardo Mosca (bateria).

Ainda segundo Appezzato, trazer um grupo de música popular para tocar com uma orquestra sinfônica é enriquecedor para os jovens instrumentistas. “Assim eles têm contato com uma forma de fazer música diferente, algo que eles geralmente não têm contato. A gente vai tocar a Cantilena, das Bachianas nº 5, mas num arranjo diferente do que eles estão acostumados, numa levada de jazz brasileiro”, conta.

O repertório é totalmente brasileiro, e abrange diversos gêneros da música popular – inclusive suas intersecções com a música erudita. E a participação de Nelson Ayres não se limita ao piano: sua assinatura permeia boa parte do repertório. A sinfônica interpreta duas peças de sua autoria – Perto do coração e Só xote –, além de seis arranjos seus para composições de Edu Lobo, Chico Buarque e Heitor Villa-Lobos.

Confira abaixo o repertório completo:

LORENZO FERNANDEZ
Batuque

EDU LOBO
Arrastão (arr. Nelson Ayres)

Com Grupo Pau Brasil:

CHICO BUARQUE e ROBERTO MENESCAL
Bye Bye, Brasil (arr. Nelson Ayres)

HEITOR VILLA-LOBOS
Cantilena, das Bachianas Brasileiras nº 5 (arr. Nelson Ayres)

HEITOR VILLA-LOBOS
Ária, das Bachianas Brasileiras nº 4 (arr. Nelson Ayres)

HEITOR VILLA-LOBOS
A condessa (arr. Nelson Ayres)

HEITOR VILLA-LOBOS
A lenda do caboclo (arr. Nelson Ayres)

NELSON AYRES
Perto do coração

NELSON AYRES
Só xote


Orquestra Sinfônica do Guri com o Grupo Pau Brasil
Ricardo Appezzato, regente

Sesc Itaquera
Data: 3 de dezembro, sábado
Horário: 15h
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo
Entrada Gratuita

Auditório Masp Unilever
Data: 4 de dezembro, domingo
Horário: 11h
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
Entrada Gratuita

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.