Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem do Estado recebe violista norte-americana Jennifer Stumm

12 de novembro de 2012

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, convida a violista norte-americana Jennifer Stumm para dois concertos: dia 17, sábado, às 21 horas, e dia 18, domingo, às 11 horas, na Sala São Paulo. Mestre pela Juilliard School, Stumm é professora de viola no Royal College of Music, de Londres.

Sob regência de Cláudio Cruz, o grupo inicia a apresentação com Uirapuru, de Villa-Lobos. A peça conta a história de um pássaro (o uirapuru, que na mitologia indígena é considerado o deus do amor) que se transforma em um belo índio, disputado pelas índias que o encontram. Ao retornar à sua condição de pássaro torna-se invisível e dele se ouve apenas o canto que desaparece no silêncio da floresta.

Completam o repertório Concerto para Viola e Orquestra, do húngaro Béla Bartok, em que traz elementos do folclore húngaro, e Quadros de Uma Exposição, de Modest Mussorgsky, em que o compositor homenageia o seu amigo arquiteto e pintor, Viktor Hartmann, que havia falecido em 1873 e, no ano seguinte, estava acontecendo uma exposição de seus quadros em uma galeria de São Petersburgo. Após visitá-la, Mussorgsky resolveu prestar uma homenagem ao amigo. Escolheu dez dentre os quadros expostos e compôs uma música para cada um deles.

Nesta temporada, a Orquestra já foi regida por Wladimir Ashkenazy, Frank Shipway e Cláudio Cruz. Em agosto, os jovens realizaram a primeira turnê internacional do grupo, com duas apresentações no Festival MDR Musiksommer, na Alemanha. A agenda deste ano inclui ainda dois concertos em dezembro com participação do pianista Arnaldo Cohen e Coral Jovem do Estado.

Programa

Villa-Lobos – Uirapuru

BARTÓK, Béla – Concerto para Viola e Orquestra

MUSSORGSKY, M. – Quadros de Uma Exposição

Serviço:
Orquestra Jovem do Estado
Regência: Cláudio Cruz
Datas: 17/11, sábado, 21h
          18/11, domingo, 11h
Duração: 70 minutos
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz
Ingressos: 17/11 (sábado) – R$20 (inteira); R$10 (meia)
               18/11 (domingo) – gratuito
Indicação Etária: Livre
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.