Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Nota de pesar: Cyro Pereira

09 de junho de 2011

A EMESP Tom Jobim recebe com grande pesar a notícia do falecimento do  maestro, arranjador, pianista e compositor Cyro Pereira, aos 81 anos. Um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica, o maestro, que sofria de câncer, faleceu na manhã desta quinta-feira, 9 de junho. O velório será no Salão dos Atos, no Memorial a América Latina, a partir das 19h. O corpo será cremado em cerimônia fechada aos familiares e amigos.

Cyro Pereira foi um importante personagem na história da música brasileira. É descrito pela crítica como “personagem folclórico do universo orquestral da música erudita brasileira”, embora sua obra englobe a música popular em equivalente importância. Foi diretor de orquestra dos festivais de música da Rede Record e um dos maiores responsáveis pelo repertório da Orquestra Jazz Sinfônica. Cyro acompanhou a “Jazz” desde sua fundação e participou ativamente de toda a trajetória da orquestra: compôs centenas de arranjos e regeu inúmeros concertos. Alguns de seus arranjos também foram tocados pela Orquestra Jovem Tom Jobim, que ajudou a difundir seu trabalho entre a nova geração de músicos.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.