Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Música e inclusão na Jornada de Capacitação

05 de fevereiro de 2009

Viviane Louro relatou suas experiências e discutiu estratégias pedagógicas

Viviane LouroNa quinta-feira, 05 de fevereiro, a Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina iniciou o dia com um tema que propõe muitas reflexões. Na parte da manhã, os professores, monitores, agentes de apoio, assistentes sociais e estagiários do programa assistiram à palestra Educação Musical e Inclusão, ministrada pela Profª Ms. Viviane Louro.

Com o objetivo de compartilhar suas experiências com o ensino de música para pessoas com deficiência, a professora falou sobre a responsabilidade dos professores e dos alunos no desenvolvimento do trabalho.

Segundo Viviane, existem hoje no Brasil mais de 24 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 14% do total da população do país. “Para atender a todos, a sociedade precisa criar suportes que facilitem a inclusão”, enfatiza.

Com propriedade, a professora ressaltou a importância da diversidade na formação dos professores e a necessidade da busca por conhecimentos específicos, para que desenvolvam uma visão mais ampla, capaz de enxergar as deficiências com clareza. “É preciso ter atenção às necessidades dos alunos, pois precisamos alcançá-los para saber o que realmente precisam”, afirma.

Viviane ainda enfatizou que o processo de aprendizagem neurológico de alunos com deficiência é totalmente diferente e os professores devem estar atentos a isso. “Às vezes não é o conteúdo que temos que ensinar, em muitos casos é preciso primeiro ajudar o cérebro do aluno a fazer as conexões certas para depois assimilar o conteúdo”.

Para concluir, a professora salientou que é necessário ter as metas do trabalho sempre bem definidas e que o acompanhamento direto do aluno é fundamental.

Na parte da tarde, a equipe da área social continuou com a apresentação do Planejamento 2009 com Marta Bruno, coordenadora Social do Guri Santa Marcelina. Também foi realizado o curso Procedimentos metodológicos e Postura pedagógica para professores, ministrado pela Coordenadora Pedagógica do Guri Santa Marcelina, Valéria Zeidan, e por Yara Caznok (UNESP). Além disso, os professores participaram dos cursos Prática de Cordas, com Emiliano Patarra, Coordenador Pedagógico do Guri Santa Marcelina; Conjunto de Canto e Coral, com Teresa Longatto.

Acompanhe o programa da Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.