Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Iramar Rodrigues realiza capacitação de professores do Guri

10 de março de 2017

Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, o Guri realizou a primeira etapa de sua jornada de capacitação de professores. Especial, o evento reuniu profissionais de diversos polos do programa no Salão Nobre da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que participaram de uma oficina de três dias com o professor Iramar Rodrigues.

Formado em música pelo Conservatório Musical e pela Faculdade de Artes de Uberlândia, Rodrigues completou seus estudos no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile. Desde 1975 é professor de rítmica, solfejo, improvisação e pedagogia do solfejo no o prestigiado Instituto Dalcroze, de Genebra, na Suíça.

Com os professores do Guri, Rodrigues aplicou, por meio de atividades físicas, rítmicas e performáticas, a pedagogia criada por Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) que busca aprofundar as relações entre a música e outras artes, como a dança e o teatro. Explorando a sensibilidade visual, auditiva e motora dos profissionais, Rodrigues expôs como a educação musical pode se integrar com diversas áreas do conhecimento, e lembrou uma frase de Dalcroze, que resume sua filosofia: “O corpo é uma orquestra dirigida simultaneamente por dois chefes: o cérebro e a alma.”

CAPACITAÇÃO COM IRAMAR RODRUIGUES PARA O GURI SANTA MARCELINA CULTURA, DO DIA 20/01/2017, NA SALA SÃO PAULO. FOTOS DE ROBERTA BORGES

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.