Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Intercâmbio entre polos nos Concertos Didáticos

03 de maio de 2011

Integração entre os polos na série Horizontes Musicais vai envolver alunos do Guri em 20 encontros durante todo o ano.

 

A série Horizontes Musicais que realizará 45 concertos didáticos nos polos do Guri (veja matéria aqui) também está possibilitando que alunos programa que estudam em diferentes localidades possam se conhecer. Serão 20 encontros que envolverão 50 polos da capital e região metropolitana. Na abertura da série, com Hermeto Pascoal (veja matéria aqui), 17 polos da capital se encontraram no Memorial da América Latina (veja as fotos aqui). Já no espetáculo do grupo Mawaca, em Mogi das Cruzes, dia 5/4, alunos dos polos de Poá, Arujá, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim, que ficam na região do Alto Tietê, puderam se conhecer pela primeira vez. 

Integração
Outro momento importante aconteceu no concerto do Quinteto Villa-Lobos no Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus, dia 14/4. Alunos do polo se organizaram para receber colegas que estudam no Acetel, Júlio Prestes e Fênix, que ficam na Zona Leste, Centro e Zona Oeste da capital. Com ajuda das assistentes sociais Paula Rangel e Rita de Cássia Araújo, os alunos do São Mateus recepcionaram os visitantes numa descontraída roda de conversa, onde todos se apresentaram e participaram de brincadeiras. Logo em seguida o grupo se dividiu para conhecer as dependências do CEU.  Euclides Cavalcanti, aluno de violino do polo Júlio Prestes gostou de saber que os CEUs oferecem muitas atividades de lazer. “Quero participar do campeonato de xadrez”, contou. 

Segundo Letícia Bueno Luiz, aluna de trombone, a ideia era integrar e interagir com os visitantes. “Queríamos mostrar que aqui não tem só o Guri de legal, tem muitas outras coisas”. 

No dia 25/4, no CEU Jambeiro, o encontro foi entre os alunos de Guaianases que fica na Zona Leste de São Paulo e Salesópolis, cidade que tem entre outras atrações a nascente do rio Tietê. A recepção foi calorosa. O grupo do CEU fez uma apresentação do polo e da região em que moram. Falaram sobre as atividades de lazer e a rotina de vida num dos bairros mais populosos da capital. Os visitantes explicaram sobre os hábitos da bucólica cidade de 13 mil habitantes. Os alunos do Jambeiro reservaram uma surpresa para o encontro: a apresentação de um grupo de cordas e outro de saxofone. Em seguida todos acompanharam o concerto do grupo Saxofonia.

 Débora Cristina da Silveira estudante de guitarra do polo Salesópolis estava maravilhada: “gostei da apresentação dos alunos. Não imaginava vê-los tocando todos esses instrumentos para nós”, comentou a aluna que estuda há 2 meses no Guri. Já Wellington dos Santos, outro aluno de guitarra, aprovou o concerto de saxofone erudito da série Horizontes Musicaisdos. “Foi a primeira vez que vi um show. Espero daqui para a frente ver mais”, explicou, preparando-se para voltar para sua cidade. Até o final da série, em novembro, estão marcados mais 16 encontros entre polos.

 

Foto 1: Integração entre os alunos dos polos CEU São Mateus, Acetel, Júlio Prestes e Fênix.
Foto 2: Alunos do polo CEU Jambeiro recebeu visitantes com concertos musicais.
Foto 3: Alunos do polo Salesópolis: muitos assistiram a um cocnerto pela primeira vez.
Fotos de Roberta Borges

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.