Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ingrid Sotolarova e Anna Kratochvilova realizam atividades pedagógicas na EMESP

11 de março de 2016

No dia 30 de março, às 17h, a pianista Ingrid Sotolarova e violinista Anna Kratochvilova realizam palestra e recital sobre César Franck e interpretação da Sonata em Lá maior para violino e piano. Em seguida, às 18h, haverá master class de violino, música de câmara e técnicas e interpretação de estudo para alunos da EMESP. Ambas as atividades acontecerão no Auditório Zequinha de Abreu.


Sobre a palestra

– Abordagem de pianista acompanhador na Sonata em Lá maior para violino e piano de César Franck. Os pormenores e dificuldades da atividade de pianista acompanhador.
– César Franck e alguns aspectos da sua vida e criação em contexto com a abordagem interpretativa.
– Breve historia da Sonata em Lá maior de César Franck. Enquadramento das importantes obras pianísticas  anteriores da Sonata.Manuscritos,edições.
-Transcrições da Sonata em Lá maior para violino e piano de César Franck.
– César Franck e S.V.Rachmaninov – Dois génios entre dois séculos.

Programa apresentado no recital

César Franck
Preludio,Coral e Fuga

Sonata em Lá maior para violino e piano

 

Ingrid Sotolarova
Nasceu em Brno (República Checa). Começou os seus estudos de piano aos 5 anos. Entre 1972 e 1982 estudou no Conservatório Estatal de Música e na Academia Superior de Artes Musicais de Janácek (JAMU) em Brno, com a professora Inessa Yanichkova (professora licenciada em St. Petersburgo). Em 1982, obtém o Diploma Superior de Interpretação Pianista e de Pedagogia Musical e consegue uma bolsa para continuar os seus estudos no Conservatório Superior de Música de Kiev. Em 1983, entra como pianista acompanhadora de dança e ópera no Teatro Nacional de Brno. Foi membro da Sociedade Checa de Música, através da qual realizou dezenas de concertos como solista e fazendo parte de conjuntos de música de câmara. Entre 1990 e 1992 foi assistente especial no departamento de Cordas e Ópera da Academia Superior de Artes Musicais em Brno. De 1992 a 2006 residiu em Espanha (Galiza), onde desenvolveu trabalho pedagógico e de concertista. De 1999 até 2015 foi pianista acompanhadora em varias Escolas Profissionais em Portugal e assistente convidada em Universidade de Minho (Braga) e ESMAE (Escola Superior de Música, Porto).Actualmente se dedica a docencia em Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimarães).É  doutoranda das Artes Musicais na Universidade Nova Lisboa.Integra o Duo de violino e piano com Ana Kratochvílová e Trio Sonus Moravia.

 

Anna Kratochvílová
Violinista de origem checa, estudou o violino no Conservatório de Música em Kromeriz, a sua cidade natal, onde foi aluna do prof. A. Velimsky, discípulo do grande pedagogo checo, violinista O. Sevcík. Posteriormente frequentou JAMU (Academia Superior das Artes Musicais de Janácek) em Brno onde se licenciou. Mais tarde estagiou um ano no Conservatório de Rimski-Korsakov em St. Petersburgo. No seu país actuou como violinista da orquestra da Ópera Estatal da cidade de Ostrava e também como professora na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Ostrava. Apresentou-se várias vezes como solista em recitais e integrou muitas vezes conjuntos de música de câmara. Incentivou e realizou a constituição da orquestra feminina de cordas Música Poética, tendo sido sua maestrina. Veio para Portugal em 1989, Desde então tem integrado vários conjuntos de música de câmara e simultaneamente a sua experiência musical e pedagógica é aproveitada por várias escolas de música deste país. Integra o Duo de violino e piano com Ingrid Sotolarova e Trio Sonus Moravia.

 

ENTRADA FRANCA

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.