Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guris fazem abertura de evento esportivo no CEU Parque Veredas

28 de maio de 2009

A apresentação ficou por conta dos alunos de prática de banda do polo

No último sábado, dia 23 de maio, os alunos de prática de banda do CEU Parque Veredas foram responsáveis pela abertura do 1º Encontro Internúcleos Veredas, uma realização do Instituto Esporte & Educação, que busca implementar a metodologia do esporte educacional em regiões de baixa renda, com o intuito de fomentar a cultura esportiva nas comunidades.

O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo do CEU, das 8h às 12h. Sob a regência do professor Eduardo Pereira, a banda, formada por 38 guris, executou 5 composições para uma plateia de aproximadamente 200 pessoas, composta em sua maioria por crianças e adolescentes da região. Durante a apresentação, o professor Eduardo explicou a função de cada um dos instrumentos, para despertar a atenção do público presente.

O convite para a apresentação foi feito pela professora Mafalda Marques, do Instituto Esporte & Educação, e surgiu a partir de pedidos de um grupo de alunos, que, além de participarem de atividades do Instituto, também fazem parte do programa Guri Santa Marcelina. Fato que incentiva a integração entre os alunos e torna o evento ainda mais significativo.

Após a abertura, os alunos participaram de diversas oficinas desenvolvidas no encontro, dentre elas, um jogo de futebol de meninos contra meninas, que teve como vencedor o time das garotas!

Confira um trecho da apresentação da banda do Guri Santa Marcelina no blog do polo Marechal Tito, do Instituto Esporte & Educação. 


Instituto Esporte & Educação

O Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo a autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista.

 

O último ensaio antes da apresentação aconteceu na quinta-feira, dia 21 de maio, às 15h, no teatro do CEU Parque Veredas.

Alunos de prática de banda do CEU Parque Veredas Preparação
Em meio a uma mistura de sons produzidos pela turma de 38 alunos, que está se aquecendo e sentindo seus instrumentos, o ensaio começa. Ao primeiro sinal do professor, o silêncio se faz presente e toma conta de todo o auditório. Não se ouve nenhuma interferência por parte do grupo e nem por parte da plateia, que acompanha com atenção todos os movimentos do conjunto.

Com tranquilidade, o professor ouve cada um dos instrumentos para acertar a afinação. “Flautas, por favor”, é a primeira chamada. Em seguida são solicitados os clarinetes, os saxofones, a trompa e os demais instrumentos que formam o grupo.

O clima é um misto de descontração e ansiedade, que reflete na interação dos alunos e sinaliza o sucesso da apresentação. “O grupo tem se dedicado bastante e cada ensaio tem sido melhor. É possível perceber o desempenho e a evolução individual dos alunos”, afirma o professor de prática de banda, Eduardo Pereira.

Confira as fotos do ensaio em nossa galeria de fotos

  

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.