Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos têm grandes convidados em julho

27 de junho de 2017| , , .

Em julho os Grupos Infantis e Juvenis estão a todo vapor! Serão, ao todo, 15 apresentações no mês, com 9 conjuntos dos Guri. O primeiro fim de semana, dos dias 1º e 2 de julho, já começa com 7 concertos.

Quem dá a largada na programação são o Coral Infantil e o Coral de Familiares. Com regência das convidadas Ana Yara Campos e Lidiana Mincov, os coros cantam na Igreja Evangélica Luterana de São Paulo, no dia 1º, às 11h.

No mesmo dia e horário, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil faz seu primeiro concerto do fim de semana, no CEU Jambeiro. No dia 2 ela volta a se apresentar, dessa vez no Masp Auditório, também às 11h. As apresentações são especiais: sob regência de seu maestro convidado Thibault Delor, o grupo recebe como convidados os músicos de um quarteto de cordas da Juilliard School, de Nova York. Formado por Jennifer Liu, Kenneth Renshaw (violinos), Edvard Pogossian (violoncelo) e Jasper Snow (viola), o ensemble reúne alunos do prestigiado Programa Kovner – uma das iniciativas mais importantes da escola norte-americana, o Programa Kovner financia integralmente o estudo dos mais brilhantes estudantes da instituição.

Também a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri faz uma dobradinha no fim de semana. No dia 1º, às 16h, o grupo toca no Masp Auditório. Já no dia 2, ao meio-dia, a banda se apresenta no Hebraica. Em ambas ocasiões a regência é da maestrina convidada Natália Larangeira.

No dia 1º o Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri faz a primeira de suas três apresentações do mês, no Centro Cultural da Penha, às 16h. A regência é do convidado do Regional, Dinho Nogueira. O grupo volta a tocar no fim do mês: no dia 22, às 11h, no Masp Auditório; e no dia 23, às 16h, na Galeria Olido. Nessas duas ocasiões, além do comando de Nogueira, o Regional recebe como convidado o violonista Maurício Carrilho, um dos grandes nomes do choro brasileiro da atualidade.

Voltando ao começo do mês, no dia 2, às 12h30, acontece a segunda apresentação da Camerata de Violões Infanto-Juvenil em 2017. Com regência de seu maestro convidado, Paulo Porto Alegre, o ensemble se apresenta num dos espaços mais especiais da temporada 2017 da Santa Marcelina Cultura: na cripta da Catedral da Sé, no centro de São Paulo. Localizada no subterrâneo da igreja, a cripta tem uma acústica privilegiada para a sonoridade dos violões, o que fez com que a Camerata, que s se apresentou por lá em 2016, retornasse para mais uma apresentação.

No final de semana dos dias 8 e 9, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri se apresenta sob a batuta de um convidado internacional, o maestro holandês Leonard Evers, diretor do Ricciotti Ensemble. Com o lema “Em toda parte e para todo mundo”, o grupo se intitula uma “orquestra sinfônica de rua”, e tem como principal característica suas apresentações-surpresa em locais pouco usuais. No ano passado, Evers e o Ricciotti Ensemble estiveram em São Paulo, quando se apresentaram para alunos do Polo CEU Vila Curuçá do Guri. Agora o maestro volta à cidade para uma experiência com a Orquestra Sinfônica. No dia 1º, o grupo se apresenta no Masp Auditório, às 16h. Já no dia 8, às 11h, a Sinfônica do Guri faz um concerto ao ar livre, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Ibirapuera, em um evento que promete ser um dos pontos altos de sua temporada.

Outro grupo que conta com participação internacional em julho é o Coral Juvenil. No dia 22, às 11h, na Paróquia Nossa Senhor Auxiliadora, e no dia 23, às 16h, no Masp Auditório, o Coral  recebe a maestrina polonesa Agnieszka Franków-Zelazny. Organizado em parceria com o Instituto Adam Mickiewicz e Culture.pl, o concerto traz um repertório dedicado à música sacra polonesa, com peças de compositores como Józef Świder, Stanisław Moniuszko e Marek Raczyński, entre outros.

Ainda tem mais!

Encerra o mês duas grandes apresentações de música popular com a Big Band Infanto-Juvenil. Sob o comando de seu regente convidado, Fábio Leal, o grupo recebe um dos mais talentosos nomes da música brasileira em atividade, o multinstrumentista Nailor Proveta. São duas apresentações: no dia 22, às 16h, a Big Band toca no Masp Auditório; já no dia 23, ao meio-dia, ela se apresenta no palco do Hebraica.

Acompanhe o site do Guri Santa Marcelina e fique ligado em toda a programação dos Grupos Infantis e Juvenis. E veja também o site da Santa Marcelina Cultura, que traz toda a Temporada 2017 da instituição, com apresentações dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri, os Grupos Jovens da EMESP Tom Jobim, e mais!

Outras notícias

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.