Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos musicais infanto-juvenis do Guri levam jazz e chorinho para a Pinacoteca do Estado

26 de novembro de 2015

Neste domingo, 29 de novembro, a partir das 12h, a Pinacoteca do Estado, que fica na Praça da Luz, recebe os grupos Regional de Choro e Big Band, ambos do Guri, para uma tarde de música instrumental com repertório que vai do chorinho ao jazz e suas influências. O primeiro a se apresentar será o Regional de Choro, sob o comando do regente Santiago Steiner – que é compositor, violonista e bandolinista –, os jovens irão tocar clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Orlando Silveira, Waldir Azevedo, entre outros.

 

Logo na sequência, é a vez da Big Band apresentar obras-primas de grandes compositores norte-americanos, como Stevie Wonder, Thad Jones e Weldon Irvine. Sob a regência de Gilberto Pinto – compositor, arranjador e contrabaixista – a Big Band também vai presentear o público com clássicos de Senival Bezerra, o Senô, e do saxofonista Oderban Magalhães e do baterista Luis Carlos, integrantes da Banda Black Rio que fez sucesso nos anos 1970 e autores da canção Maria Fumaça, entre outras canções. Ambas as apresentações são gratuitas.

 

Os grupos Regional de Choro e Big Band do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e estão entre os dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Criados em 2013, os grupos são formados por alunos do Guri e já se apresentaram em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo como a Praça Victor Civita, Fundação Maria Luiza e Oscar Americano e nos Teatros do CEU onde o Guri está presente com polo de ensino. 

 

Repertórios:

Regional de Choro do Guri

Pixinguinha – Cochichando

Jacob do Bandolim – Doce de coco

Anacleto de Medeiros – Yara (arr. Santiago Steiner)

Orlando Silveira e Esmeraldino Salles – Perigoso

Jacob do Bandolim – Santa Morena

Jura-Sinhô (arr. Santiago Steiner)

Waldir Azevedo – Delicado

Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri – Dançar a Vida

Lucila Ferrini – Seu Miguel Arcanjo (arr. Paulo Serau)

Raul de Barros – Na Glória

 

Big Band do Guri

Senival Bezerra – Duda no Frevo

Bart Howard – Fly Me To The Moon – In Other Words

Alfred James Ellis – The Chicken

Thad Jones – A Child Is Born

Oberdan Magalhães / Luis Carlos – Maria Fumaça

B. Bretch / K. Weill – Mack The Knife

Stevie Wonder – Sir Duke

Weldon Irvine – Mr. Clean

 

Serviço:

Data: 29 de novembro, domingo

Horário: a partir do meio dia

Local: Pinacoteca do Estado

Endereço: Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo – SP 

Entrada gratuita

 

Santiago Steiner – regente do Regional de Choro

Violonista, bandolinista e compositor. É autor e produtor do espetáculo Brincando de Chorinho (2007), diretor musical da Cia.Monalisa de Teatro, premiada com o PROAC dramaturgia de 2012 e idealizador do projeto Histórias e tendências no choro paulista, selecionado no Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Prefeitura de São Paulo, em 2004. Atualmente, é professor do Programa Guri e regente do grupo Regional de Choro Infantojuvenil do Guri.

 

Gilberto Pinto – regente da Big Band

Contrabaixista, professor, compositor e arranjador, iniciou sua carreira artística acompanhando o compositor Johnny Alf. Atua desde então como arranjador no trabalho de vários artistas como, por exemplo, Miriam Mirah, Trio Mocotó, Maria Rita, Bocato entre outros. Integrou o Quinteto de Contrabaixos de Itiberê Zwarg e Michel Freidenson Trio. Atualmente é membro do grupo de jazz brasileiro SambAcid, professor no Programa Guri e regente da Big Band Infantojuvenil do Guri. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.