Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos iniciam temporada 2015

26 de maio de 2015

60 concertos, 10 grupos infantis e juvenis e 22 espaços culturais espalhados pela cidade de São Paulo receberão alunos que ensaiam incansavelmente desde o mês de fevereiro, na sede do Programa Guri e no Polo Júlio Prestes. Sim, a temporada dos Grupos Infantis e Juvenis está aberta!

São quatro grandes séries: Guri na Comunidade, Diálogos Culturais, Guri na Praça e Música e Leitura, com a proposta de dar aos alunos uma vivência artística e prática em cima do palco, considerada uma importante etapa de estudos, que auxilia na formação e incentiva, em alguns casos, a escolha por uma carreira musical.

No último fim de semana, dias 23 e 24 de maio, quatro grupos subiram ao palco: Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, em dose dupla, no CEU Parque São Carlos e Praça Victor Civita; Camerata de Violões Infanto-Juvenil, no Maifest; Regional de Choro e Big Band Infanto-Juvenil, no Museu do Café, em Santos (SP).

Com novos alunos, o Regional de Choro Infanto-Juvenil criou um repertório das rodas de choro, dos quintais, para aprofundar os novos integrantes tanto na linguagem do choro como em sua história e suas raízes. “Foi muito interessante o ciclo que se encerrou no final do ano passado, marcado sempre por uma relação ótima com os alunos, com resultados acima da expectativa. Para apresentações de 2015, acho que serão excelentes. Será um ano com grandes desafios e acho que a transformação é sempre importante. Um novo grupo traz novos desafios, mas também novas possibilidades. Após esses dois anos, o Regional de Choro Infanto-juvenil já é conhecido entre os outros alunos do Guri e, quando chegam novos estudantes, eles estão ansiosos por participar e mostrar a que vieram. A condução desse processo deve ser cuidadosa e atenta, mas já vejo essa nova molecada fazendo bonito e representando a música brasileira com propriedade, explica Santiago Steiner, regente do grupo.

Os próximos concertos acontecem já neste fim de semana, dia 30 e 31 de maio, com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, no CEU Parque São Carlos e Museu da Casa Brasileira, respectivamente, sob regência da jovem maestrina Simone Menezes, que recebeu a missão de propor um repertório que instigasse os alunos e, que promete surpreender. “Dividiremos com o público cinco belas obras sinfônicas tocadas com muita energia”, enfatiza.

Na outra ponta, quem não esconde a ansiedade é Marianne Silva de Luna, 20 anos, aluna do Polo Jardim Miriam, que até ano passado era integrante da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil e, agora, fará seu primeiro concerto com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil. “Estou muito, muitíssimo ansiosa por diversos fatores, entre eles: será minha primeira apresentação na Orquestra Sinfônica, como chefe de naipe, a primeira apresentação do ano. O repertorio é lindo, fantástico, envolvente, me emociono toda vez que toco e escuto. Serão dois dias de grandes, fortes e únicas emoções, como é todo concerto. Já convidei muita gente da família, amigos, faculdade. O público será grande e nós vamos arrasar”, comemora.

Durante toda a temporada, assim como nos últimos seis anos, os grupos contam com a presença de regentes e músicos convidados, que compartilharam um pouco da vasta experiência no meio musical, tais quais Thibault Delor, Cláudio Cruz, Mônica Giardini, Marcos Sadão Shirakawa, Érica Hindrikson, Mara Campos, entre outros.

Os Grupos Infantis e Juvenis tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

por Vivian Cunha

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.