Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos Infanto-Juvenis encerram ano

15 de dezembro de 2011

Foram 31 concertos, 220 alunos e muitas viagens, master classes e a intensificação de um trabalho artístico-pedagógico que começa a mostrar o potencial dos Grupos Infanto-Juvenis do Guri.

A temporada 2011 dos Grupos Infanto-Juvenis foi extremamente intensa para os alunos do Programa Guri, com muitos ensaios, aulas, master classes, concertos e viagens. Com cinco grupos musicais – Banda Sinfônica, Camerata de Violões, Coral, Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfônica – e 220 vagas, os grupos realizaram 31 concertos durante o ano, para um público de mais de 6 mil pessoas. 

Foram três grandes séries: Guri na Comunidade, que realizou concertos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) onde o programa tem polos de ensino; Guri na Praça com apresentações na Praça Victor Civita, parceira institucional do Programa; Música e Literatura, com concertos na Biblioteca de São Paulo; e Guri na Estrada, que possibilitou aos grupos viajar para Campos do Jordão, Santos e Salvador.

Para selecionar os 220 alunos que formaram os Grupos Infanto-Juvenis neste ano foram realizados dois processos seletivos, com audições em março e junho. A partir daí, aconteceram uma série de atividades que demonstram a importância que os Grupos Infanto-Juvenis têm para a formação dos alunos do Guri. Em abril, integrantes da Banda participaram de master class com os músicos do Quinteto Villas-Lobos, um dos mais importantes e respeitados grupos musicais do país, que atua há 40 anos. Alunos puderam conhecer de perto profissionais como Antonio Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).

Em junho, foi a vez dos alunos da Orquestra de Cordas participarem de aulas e ensaios com integrantes do Quinteto Juilliard, resultado da parceria da Santa Marcelina Cultura com a Juilliard School, uma das mais conceituadas escolas de música do mundo. O grupo e os convidados Charles Yang (violino), Ritchie Zah (violino), Megan Griffin (viola), Claire Bryant (violoncelo) e Kristoffer Saebo (contrabaixo) realizaram um concerto no CEU Casa Blanca. No mês seguinte, o Coral participou do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão com concerto na Igreja Santa Terezinha ao lado do Coral Jovem do Estado.

No segundo semestre foram inúmeras master class com artistas de expressão internacional como os grupos franceses do Coro Accentus e Ensemble Orchestral de Paris e o inglês London Sinfonietta Orchestra, além de importantes músicos brasileiros como Fernando Disenha entre outros.

Em novembro, a Banda Sinfônica fez uma viagem a Salvador, onde realizou dois concertos e participou de intercâmbio com integrantes da Escola Olodum e Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Ainda em novembro, Banda Sinfônica e Orquestra de Cordas estiveram, como grupos convidados, nos palcos do prêmio Itaú-Unicef, e fizeram a sonorização ao vivo de um dos mais importantes eventos voltados para o terceiro setor no País. Em dezembro, Banda Sinfônica e Coral participaram do Festival de Música Tocando Santos.

Surge um novo grupo
O maior desafio neste ano foi a formação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri. O grupo foi montado após as aiduções de junho. Os ensaios iniciaram em agosto sob a regência de Emiliano Patarra, regente da Orquestra do Theatro São Pedro.
 

Para Ricardo Appezzato, coordenador padagógico do Programa Guri, o ano foi intenso para todos os envolvidos com os Grupos Infanto-Juvenis. “Foi um marco. Conseguimos realizar todas as metas definidas no início do ano. Fizemos ótimos concertos e envolvemos os alunos em atividades que ficarão marcadas na vida de todos”, comenta.

Atualmente o Guri realiza as audições para as formações de 2012. Os Grupos Infanto-Juvenis tem o patrocínio da ISA-CTEEP e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.