Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos Infanto-Juvenis começam ensaios

12 de março de 2012

Os sete Grupos Infanto-Juvenis do Guri começaram, em 25 de fevereiro, os ensaios da temporada 2012. Serão 32 encontros aos sábados pela manhã, reunindo alunos de todos os polos do Guri. Os primeiros concertos estão previstos para junho.

Em 2012, os Grupos Infanto-Juvenis do Guri iniciam o quarto ano de atividades do projeto ampliando o número de formações de cinco para sete.  São ao todo 313 alunos com idades entre 8 e 19 anos, selecionados dentro os alunos de todos os polos do Programa para formar a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Juvenil, Camerata de Violões, Coral Infantil, Coral Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfônica.

Este ano, as audições ocorreram em dezembro de 2011. Com isso, os ensaios, que acontecem todos os sábados pela manhã na EMESP Tom Jobim e no polo Júlio Prestes, começaram em 25 de fevereiro, o que vai possibilitar realizar 32 ensaios durante o ano, além das aulas e master classes.

Fernanda Penteado da Silva, 10 anos, aluna de clarinete do polo do Centro Educacional Unificado (CEU) Rosa da China é uma das novas integrantes dos grupos e a caçula da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil. Estuda desde 2008 no Guri, e fez por dois anos iniciação musical e desde 2010 estuda clarinete. Conheceu os grupos por meio do irmão, Rogério Penteado da Silva. “Estou achando legal. Acho que vou aprender mais. Meu irmão aprendeu muito nos grupos e falou (aspas)vai ser muito bom para você(aspas). Estou gostando”, comentou.

Já Kaio Tutu de Oliveira, de 16 anos, é aluno de canto do Polo CEU Parque Veredas há um ano. Entrou no Programa por influência de um amigo, Luis, e fez audição em dezembro e entrou no Coro Infanto-Juvenil. “Para mim é algo novo, diferente. Quero tirar proveito dessa experiência, pois sei que posso trabalhar mais minha voz”, comenta, antes de participar de uma roda de conversar e se apresentar para todo o grupo, no primeiro dia de ensaio.

Criado como projeto-piloto em 2009 apenas com a Banda Sinfônica e o Coral, o grupo cresceu em 2010 com a formação da Camerata de Violões e Orquestra de Cordas e em 2011 com a Orquestra Sinfônica.
Neste ano estão previstos 32 concertos a partir de junho, em quatro séries: Guri na Comunidade, onde os grupos farão concertos nos CEUs e no teatro Tucarena; Música e Literatura, com apresentações na Biblioteca São Paulo; Guri na Praça, com apresentações na Praça Victor Civita, em Pinheiros; e Guri na Estradas, com concertos fora da cidade de São Paulo.

Os Grupos Infanto-Juvenis do Guri têm o patrocínio do Banco Safra e da ISA-CTEEP e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.