Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ex- aluno da EMESP é aprovado no Conservatório de Amsterdã

03 de julho de 2012

Adib Corrêa Vera, formado no curso de trombone baixo da EMESP Tom Jobim, foi um dos três aprovados para estudar no Conservatório de Amsterdã (Holanda), instituição referência no ensino de instrumentos de metais. O curso de bacharelado começa em setembro e dura quatro anos. Adib terá a orientação de Ben Van Dijk, um dos melhores trombones baixos do mundo.

A trajetória

A conquista da disputada vaga no Conservatório foi devido às muitas horas de dedicação.  Desde 2004, o jovem instrumentista se preocupa em conciliar estudos, aulas, ensaios, concursos e festivais.

Adib começou a aprender trombone aos 13 anos, na Banda Marcial da Corporação Musical Lyra de Mauá. Além da prática de banda, a corporação oferecia aulas de instrumento. O maestro responsável, Marim Meira, logo percebeu a facilidade que o jovem músico tinha para tocar trombone baixo. A partir deste incentivo, Adib passou a se dedicar diariamente ao instrumento.
 

Em 2006, ingressou na EMESP Tom Jobim e começou a ter aula com o professor Gilberto Gianelli. Em 2008, venceu o Concurso de Metais promovido pela Escola com coordenação dos professores Edilson Nery e Marcos Sadao. Neste mesmo ano, foi aprovado para ser bolsista na Banda Sinfônica Jovem do Estado. No ano seguinte, foi o terceiro colocado no concurso Jovens Solistas da Banda, pela sua performance da obra Blue Topaz, de Tommy Pederson.

Em 2010 formou-se na EMESP Tom Jobim e foi aprovado na Academia da OSESP para estudar com os professores Darrin Milling, Darcio Gianelli e Fernando Chipoletti. Neste ano e no seguinte participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

 
A escolha da instituição

O professor Darcio foi quem despertou no jovem a ideia de estudar no exterior. “Certo, dia ele me questionou se eu não tinha vontade de estudar fora do país”, conta.  “Sempre tive vontade de estudar com Ben Van Dijk, músico da Orquestra Concertgebouw. Ficava assistindo aos vídeos das apresentações dele pela internet. Além disso, sempre foi a minha referência musical”, acrescenta Adib. O professor, então, sugeriu ao jovem que filmasse uma obra tocando trombone e enviasse o vídeo para Ben Van Dijk.

“Segui a sugestão dele e, no dia seguinte, recebi uma mensagem do Ben, dizendo que havia gostado do vídeo e me perguntando se eu não gostaria de prestar a prova para o Conservatório de Amsterdã”, lembra.

Em abril deste ano, o jovem foi até a Holanda fazer as provas para ingresso no Conservatório. No dia do último teste, ficou sabendo que estava aprovado. “Nem acreditei”, relata.

“Estou apenas um pouco apreensivo, pois o Conservatório não oferece bolsa de estudos. Até agora, não encontrei uma forma de conseguir cobrir os custos referentes aos quatro anos do curso e à estadia”, conta Adib que está em busca de patrocínio. “É uma pena que no Brasil não haja uma tradição de mecenato, ou alguma instituição que financie o ensino musical fora do país para quem não tem os recursos necessários. Estou tentando encontrar um meio de conseguir uma bolsa de estudos. Toda ajuda é válida”, afirma.

Quem quiser ajudar o jovem a ir estudar na Holanda, pode entrar em contato com ele: adibcorrea@gmail.com
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.